Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 21 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Saúde

Seminário de Combate e Prevenção à Violência Contra Idosos

Evento promove conscientização e ações de prevenção à violência contra a pessoa idosa

Redação
Por Redação
/ 186 acessos
Seminário de Combate e Prevenção à Violência Contra Idosos
redes sociais
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta quarta-feira, 26 de junho, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizará o “Seminário de Combate e Prevenção à Violência Contra Pessoas Idosas”. O evento acontecerá das 14h às 18h na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Halfeld, nº 450, 7º andar. Organizado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), o seminário é aberto ao público interessado no tema.

Em alusão ao junho Violeta, mês dedicado à prevenção e conscientização da violência contra idosos, o encontro visa promover reflexões sobre o envelhecimento na sociedade atual, seus impactos nas políticas públicas e as formas de enfrentamento das diversas violências.

Neste ano, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) lançou a campanha com o tema “Respeito a todas as fases da vida”, buscando valorizar a pessoa idosa e aumentar a conscientização sobre o processo de envelhecimento.

Leia Também:

Segundo Maria Cristina Alves Pereira, assessora de políticas públicas para a pessoa idosa da SEDH, é crucial disseminar informações para fortalecer a intersetorialidade. “O seminário busca estimular ações de prevenção e combate às violências, contribuindo para a construção e fortalecimento da rede de atendimento à violência contra idosos no município.” O presidente do CMDPI, Marcos Amaral, destaca que “este evento tem o compromisso de promover políticas públicas que garantam direitos”.

O evento contará com exposições sobre o perfil da população idosa, os principais tipos de violência praticados, aspectos da legislação referente à violência no Brasil, e a rede de atenção, atendimento e proteção à pessoa idosa em Juiz de Fora. Haverá também uma apresentação dos trabalhos da Arteterapia Intergeracional da Casa da Mulher da PJF e uma performance com Zé Mineiro.

 

Programação Completa:Programação Completa:

  • Rita de Cássia Petronilho Barbosa (Secretaria Especial de Direitos Humanos): "A deficiência na velhice: uma reflexão sobre sua realidade e seus desafios."
  • Cyntia Caputo Weiss Xavier (Secretaria de Assistência Social - Centro de Referência Especializado de Assistência Social): "O trabalho do Creas para a superação das violações de direito da pessoa idosa."
  • Manoel Denezine Tavares (Ordem dos Advogados do Brasil): "A Aplicabilidade das Leis de Proteção à Pessoa Idosa."
  • Fabiana Aparecida Wertz de Oliveira (Secretaria de Assistência Social - Centro de Referência de Assistência Social): "O trabalho com idosos no CRAS: fortalecendo os vínculos... prevenindo a violência!"
  • Gisele Zaquini Lopes Faria (Agência de Proteção e Defesa do Consumidor): "Finanças responsáveis para +60."
  • Melissa Cardoso (Núcleo Intersetorial de Prevenção de Violência e Promoção da Paz/ Saúde): "A importância da coleta de dados para a criação de políticas públicas."

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, https://bit.ly/455qi8H participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo junte-se a nós agora.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )