Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
rcwtv
rcwtv

Casa e Construção

Segurança durante a construção de uma casa ou prédio

A segurança é um item fundamental na construção civil, porque esse setor é muito arriscado para os profissionais.

Guia de Investimento
Por Guia de Investimento
Segurança durante a construção de uma casa ou prédio
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A segurança é um item fundamental na construção civil, porque esse setor é muito arriscado para os profissionais, principalmente durante a construção de obras maiores e mais altas, como os edifícios.

Por conta dessa necessidade, existe a Engenharia de Segurança do Trabalho, que se responsabiliza pela integridade dos trabalhadores por meio de medidas que previnem acidentes e reduzem os riscos de casualidades.

Entre as principais medidas adotadas está o uso de equipamentos que estejam de acordo com as condições de segurança do profissional.

Publicidade

Leia Também:

A construção civil é um dos ramos que mais acumulam acidentes de trabalho, e isso acontece porque o ambiente é perigoso e os profissionais se expõem a diversos riscos no dia a dia.

A empresa deve promover ações que garantam a segurança e a saúde dos trabalhadores no canteiro de obras. Isso é necessário para proteger a integridade dos profissionais, mas também para evitar afastamentos.

Quando alguém é afastado do projeto, vários problemas podem aparecer, principalmente os atrasos, redução de produtividade e outros prejuízos. Prezar pela segurança é essencial e não deve ser negligenciado.

Este artigo vai falar um pouco sobre a importância do uso de EPI na construção civil e por que a supervisão adequada das obras é necessária.

Importância do EPI na construção civil

EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual, sendo um conjunto de elementos usados no dia a dia por alguns profissionais, com o propósito de protegê-los contra acidentes e até risco de morte.

Diversos setores do mercado precisam do equipamento de proteção individual e um deles é a construção civil. A ausência desses equipamentos pode agravar as consequências de um acidente.

Em uma clínica veterinária, com ozonioterapia cachorro, e raio x de animais, os colaboradores precisam usar uma proteção específica para se proteger contra a radiação.

Isso prova que em diversos setores é necessário usar algum tipo de equipamento de segurança, mas além de usar o EPI, também é muito importante que a empresa disponibilize informações sobre conduta de segurança no canteiro de obras.

Isso pode ser feito por meio de treinamentos e reuniões que vão mostrar como evitar acidentes, tendo em vista que o descuido dos trabalhadores também pode ser muito arriscado para todos os envolvidos no projeto.

De acordo com várias pesquisas sobre o assunto, a falta de atenção de alguns profissionais é uma das coisas que mais desencadeiam acidentes. Mas com o uso de equipamentos de segurança, fica mais fácil se proteger.

Todos os profissionais precisam prezar pela segurança em todas as etapas da obra, pois só assim será possível evitar acidentes, como quedas de objetos, derramamento de produtos químicos, problemas com ruídos e falta de ergonomia.

Desde a fundação até a aplicação de selador parede umidade, todas as etapas da construção precisam ser seguras para os profissionais, caso contrário, podem sofrer danos internos e externos.

Para compreender um pouco mais a importância do uso de EPI no canteiro de obras, é necessário conhecer alguns desses equipamentos. São eles:

Capacete;

Óculos de proteção;

Protetor auricular;

Máscara;

Roupas adequadas;

Luva de segurança;

Botas;

Cinto de segurança.

O próprio Ministério do Trabalho obriga o uso desses equipamentos nas construções, e a legislação determina a proteção contra acidentes no ambiente de trabalho, e caso alguém não esteja utilizando, pode gerar multas e indenizações.

Somente com o uso desses equipamentos é que a execução do trabalho será segura e sem acidentes, evitando problemas maiores para a construtora como indenizações por acidentes de trabalho, além de proteger a vida dos trabalhadores.

Importância da supervisão em obras

A supervisão de obras é muito importante porque ela começa por meio de um planejamento, isso porque a execução do projeto não é um processo barato, exige tempo e envolve muitas pessoas.

Assim como uma marca de vinho suave de mesa bom precisa saber organizar seus recursos financeiros, o proprietário da obra também precisa.

A supervisão é muito importante para que tudo esteja de acordo com os custos do projeto, no tempo de execução certo e com os profissionais que vão ajudar a construir o que foi planejado.

A supervisão de obras é como se fosse um gerenciamento que vai garantir a execução do planejamento. Quem cuida desse processo é um supervisor de obras e seu trabalho envolve aspectos financeiros, monitoramento, entre outros.

Ele também faz análises de contratos com terceiros e todo esse processo funciona por meio de planejamento, acompanhamento e geração de relatórios.

Também garante que cada recurso utilizado seja bem direcionado, garantindo planejamento bem estruturado para evitar prejuízos desnecessários.

Também é a supervisão de obras que vai acompanhar todas as etapas, controlando aquilo que está sendo executado, quem está trabalhando, o tempo de trabalho e os recursos usados.

Assim como o fardamento operacional precisa seguir uma ordem em um padrão, o canteiro de obras também precisa e é a supervisão que vai fazer um controle rigoroso, por meio de reuniões e coleta de dados.

As informações obtidas são reunidas e condensadas para que sejam incluídas em um relatório que traz dados completos que mostram aos administradores o que está acontecendo no canteiro de obras.

É uma interação constante que ajuda a tomar as melhores decisões e trabalhar de maneira mais objetiva. A supervisão também traz mais segurança para os profissionais, pois promove reuniões e treinamentos.

Por conta de sua experiência na construção civil, os supervisores conseguem identificar perigos e corrigir problemas rapidamente.

Com base nisso, é correto afirmar que o supervisor de construção é uma verdadeira referência na execução do projeto, atuando como um ponto firme onde a administração e os trabalhadores podem confiar e caminhar com os serviços.

Funções do supervisor de obras

Além de entrar em contato com uma empresa de gerador de energia para garantir eletricidade durante todo o processo de construção, o supervisor de obras também realiza outras tarefas.

Antes de saber quais são elas, é interessante se atentar para o fato de que o papel desse profissional tem aspectos preventivos, orientadores e decisórios.

Entre seus deveres e responsabilidades está o gerenciamento das equipes de construção. Em outras palavras, trata-se de um gerente prático de vários funcionários que trabalham em conjunto no canteiro de obras.

Ele precisa fazer visitas no local, agendar projetos e formar equipes, além de garantir que todos trabalhem em conjunto, sempre respeitando os prazos, especificações e códigos.

O supervisor também se encarrega de selecionar quem será contratado e os subcontratados, além de promover uma boa interação entre eles.

Ele se certifica de que o refletor de alta potência está funcionando adequadamente para que os profissionais possam executar suas tarefas, mas também é de sua responsabilidade adotar práticas e códigos de segurança na construção.

Além de acompanhar os projetos, com base nas especificações impostas pelo arquiteto responsável, o supervisor de obras também está sempre observando as práticas de trabalho e analisando o nível de segurança.

Isso é feito considerando as entidades responsáveis e o local onde o projeto está acontecendo. O supervisor deve estar ciente sobre as condições de trabalho dos profissionais, fazer reuniões regularmente e aumentar a segurança de todos.

É o supervisor que faz contato direto com o fiscal de obra para garantir que tudo esteja de acordo com o código de construção e inspeção.

Assim como uma agência de cursos de piscineiro cuida de todos os interesses dos profissionais que atuam para ela, o supervisor de obras também se encarrega desse aspecto.

Ele faz com que todos os trabalhadores tenham acesso à segurança e saibam proteger a própria saúde no dia a dia, tudo por meio da compreensão de normas importantes para a proteção e saúde de todos.

Por fim, é o supervisor que elabora planos e relatórios sobre o projeto, como no caso de empresas contratadas e subcontratadas, para que o orçamento seja mais preciso, ocorra estimativa de custos, propostas de readequações e relatórios de progresso.

Se encarrega de contratar os profissionais certos para cada etapa, por exemplo, engenheiros e eletricistas para a instalação de cabine primária alta tensão.

Seu trabalho acontece junto com as tarefas de arquitetos para criar especificações de projetos, além disso a capacidade de identificar problemas construtivos no momento da execução do serviço.

Por fim, o supervisor entra em contato com os profissionais que cuidam da execução de plantas para que adequações futuras possam ser realizadas.

Considerações finais

A segurança no canteiro de obras é algo muito importante para todos os profissionais que estão atuando no ambiente, de modo a proteger sua saúde física e mental.

O uso de equipamentos de proteção individual e a presença de um supervisor de obras é crucial e deve ser priorizado pelos proprietários dos projetos, como no caso de engenheiros, arquitetos, construtoras e empreiteiras.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários:
Guia de Investimento

Publicado por:

Guia de Investimento

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )