Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 03 de Marco de 2024
rcwtv
rcwtv

Saúde

SAMU-192/CISDESTE aprova projeto de hangar para receber helicóptero voltado ao atendimento pré-hospitalar

O terreno para construção do Hangar foi cedido pelo Município de Juiz de Fora e está localizado no Aeroporto da Serrinha

Carlos Aquino
Por Carlos Aquino
SAMU-192/CISDESTE aprova projeto de hangar para receber helicóptero voltado ao atendimento pré-hospitalar
CISDESTE
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A possibilidade dos municípios consorciados ao SAMU 192- CISDESTE terem um helicóptero para atendimento de urgência e emergência está cada dia mais próximo de ser realizada. Na tarde de ontem (10), durante a I Assembleia Extraordinária, o projeto de construção do hangar que será base para o helicóptero foi aprovado pelos prefeitos e seus representantes, que lotaram o auditório do CISDESTE.

O projeto foi apresentado pelo Comandante do Terceiro Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Winderson Alain Moura. Também estiveram presentes na Assembleia o presidente do CISDESTE, Edson Teixeira Filho, o Presidente do Conselho Fiscal, Vagner Fonseca Costa, o Secretário de Saúde do Município de Juiz de Fora, Ivan Charles Fonseca Chebli, o Coordenador Regional das Promotorias de Defesa da Saúde da Macrorregião Sudeste, Dr. Rodrigo Ferreira De Barros, além do Secretário Executivo, Denys Arantes Carvalho e do Diretor Técnico, Homero Augusto Da Silva Calderaro.

O terreno para o Hangar foi doado pelo Município de Juiz de Fora e está localizado no Aeroporto da Serrinha. A construção do projeto, que contempla uma base de salvamento para o SAMU e o Corpo de Bombeiros, foi orçado em R$ 4.677.548,13 e será rateado pelos municípios, no valor de R$ 1,53 por habitante.

Publicidade

Leia Também:

Conforme o Presidente, Edson Teixeira Filho, trata-se de um momento histórico, que trará melhorias significativas no atendimento à urgência e emergência. "Não é uma despesa, é um investimento a favor da população".

O Presidente do Conselho Fiscal, Vagner Fonseca Costa, reiterou a importância do projeto. "A população é a grande beneficiária, temos o dever de fazer nosso melhor e contribuir com a proposta de financiamento em prol do helicóptero."

Em seu discurso, o Promotor Rodrigo Barros falou da importância da vinda do helicóptero para a região, que irá reduzir o tempo de deslocamento de pacientes, crucial para salvar muitas vidas a um investimento baixo para cada município.

“Para muitos municípios, o valor investido para a construção será menor que o custo de internação para salvar apenas uma vida”, explicou.

Em sua apresentação, o Secretário Executivo do Cisdeste lembrou das vidas que já foram salvas com o socorro aeromédico na região, como em Caparaó, em que um recém-nascido, com menos de 15 dias, precisou ser transferido para uma UTI em Belo Horizonte e não conseguiria sobreviver ao transporte terrestre e uma criança de 4 anos que sofreu queimaduras de 2º e 3º graus em São Francisco do Glória e hoje está curado.

Segundo o Diretor Técnico, Homero Calderaro, haverá grande avanço no tempo-resposta. "Atendimentos complexos e em locais de difícil acesso serão realizados de forma ainda mais efetiva."

A previsão é que a aeronave esteja pronta no final do ano de 2024. Ela irá atender os 147 municípios das Macrorregiões Sudeste e Leste do Sul de Minas Gerais, além dos 51 Municípios consorciados ao CISRU, abrangendo uma população de mais de três milhões de habitantes.  SAMU 192 -CISDESTE, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Superintendência Regional de Saúde e SAMU192 – CISDESTE estão trabalhando de forma conjunta para que toda a estrutura esteja pronta o mais breve possível, de forma que o helicóptero já entre em operação assim que chegar a Juiz de Fora. 

 

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.

Comentários:
Carlos Aquino

Publicado por:

Carlos Aquino

Cursando Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )