Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Economia

Safra de morango chega com atraso, mas com boa qualidade

Emater estima uma produção de, aproximadamente, 173 mil toneladas de morando

Redação
Por Redação
/ 65 acessos
Safra de morango chega com atraso, mas com boa qualidade
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Conhecida por ser um grande Polo produtor de morangos, a região de Pouso Alegre, no Sul de Minas, tem como costume esperar a entrada da nova safra em abril. No entanto, condições climáticas desfavoráveis no início do ano atrasaram a colheita.

Como resultado, os novos morangos estão chegando só agora aos consumidores, o que causou um aumento nos preços nos últimos meses. Apesar do atraso, as estimativas da Emater-MG sobre a nova safra são animadoras e indicam uma produção anual de aproximadamente 173 mil toneladas de morango na região.

Este ano, a produtividade média na região está projetada para ser de 51,3 mil quilos por hectare, com uma área plantada total de 3.381 hectares. Os maiores municípios produtores no Sul de Minas são Pouso Alegre (40 mil toneladas), Espírito Santo do Dourado (39,65 mil toneladas), Bom Repouso (29 mil toneladas), Estiva (19,2 mil toneladas) e Senador Amaral (16,5 mil toneladas).

Leia Também:

Vale destacar também que 97% da produção de morangos no Sul de Minas provém da agricultura familiar, envolvendo cerca de 9.500 agricultores familiares na região de Pouso Alegre. De acordo com o coordenador regional de culturas da EMATER-MG, Hélio João Farias, apesar da rentabilidade ser boa, o trabalho é árduo.

"A rentabilidade é boa, mas é uma cultura que demanda muita mão-de-obra. Atualmente, o pessoal tem investido muito no plantio suspenso, porque é mais ergonômico, o produtor não tem de trabalhar agachado. Além disso, ocupa uma área menor, o manejo de doenças é facilitado e aumenta a longevidade dos substratos”, pontua.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )