Conhecida por ser um grande Polo produtor de morangos, a região de Pouso Alegre, no Sul de Minas, tem como costume esperar a entrada da nova safra em abril. No entanto, condições climáticas desfavoráveis no início do ano atrasaram a colheita.
Como resultado, os novos morangos estão chegando só agora aos consumidores, o que causou um aumento nos preços nos últimos meses. Apesar do atraso, as estimativas da Emater-MG sobre a nova safra são animadoras e indicam uma produção anual de aproximadamente 173 mil toneladas de morango na região.
Este ano, a produtividade média na região está projetada para ser de 51,3 mil quilos por hectare, com uma área plantada total de 3.381 hectares. Os maiores municípios produtores no Sul de Minas são Pouso Alegre (40 mil toneladas), Espírito Santo do Dourado (39,65 mil toneladas), Bom Repouso (29 mil toneladas), Estiva (19,2 mil toneladas) e Senador Amaral (16,5 mil toneladas).
Vale destacar também que 97% da produção de morangos no Sul de Minas provém da agricultura familiar, envolvendo cerca de 9.500 agricultores familiares na região de Pouso Alegre. De acordo com o coordenador regional de culturas da EMATER-MG, Hélio João Farias, apesar da rentabilidade ser boa, o trabalho é árduo.
"A rentabilidade é boa, mas é uma cultura que demanda muita mão-de-obra. Atualmente, o pessoal tem investido muito no plantio suspenso, porque é mais ergonômico, o produtor não tem de trabalhar agachado. Além disso, ocupa uma área menor, o manejo de doenças é facilitado e aumenta a longevidade dos substratos”, pontua.