Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 12 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Policial

Rede Integrada de Emergência de Barbacena atende grave acidente, com caminhão transportando combustível em chamas.

O trabalho de investigação do acidente e danos ambientais ficaram a cargo do Núcleo de emergência ambiental

Redação
Por Redação
Rede Integrada de Emergência de Barbacena atende grave acidente, com caminhão transportando combustível em chamas.
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

Na manhã, 11/05, quinta-feira, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) recebeu chamado para atender uma ocorrência de incêndio em caminhão, que transportava combustível, na BR 040, próximo ao km 710, distrito de Correia de Almeida, município de Barbacena.

No local, as guarnições se depararam com o caminhão, tombado (lateral esquerda) na pista de rolamento sentido Belo Horizonte – Rio de Janeiro. Conforme informações o veículo transportava quarenta e quatro mil litros de combustível, sendo cinco mil litros de gasolina e trinta e nove mil litros de diesel. 

Devido ao tombamento do veículo e a abertura/rompimento das escotilhas, o combustível vazou atingindo a pista no sentido contrário, Rio de Janeiro – Belo Horizonte, provocando risco de derrapagem e parte da carga atingiu a pista de rolamento, sentido Belo Horizonte – Rio de Janeiro, escorrendo por uma capitação de águas pluviais, a margem direita da pista, que deságua em um afluente do Rio das Mortes. O veículo e a carga derramada na pista se encontravam e chamas, além de atingir a vegetação próxima a capitação de água do afluente.

Publicidade

Leia Também:

Após análise e identificação do material combustível, o local foi isolado em um raio de 800 metros do veículo sinistrado com o apoio da Via 040 e Polícia Rodoviária Federal. Foram estabelecidas duas frentes de combate pela Auto Bomba Tanque do Corpo de Bombeiros e do caminhão de combate a incêndio da Escola Preparatória dos Cadetes do Ar (EPCAR), sendo uma linha de ataque para resfriar os tanques e utilizado uma linha de espuma para combater às chamas. Os reabastecimentos dos caminhões de combate ao incêndio foram feitos pelos caminhões pipa do Serviço de Água e Saneamento (SAS – Barbacena), da Via 040 e da Empresa Fiven Brasil.  

Durante os trabalhos foram gastos aproximadamente vinte mil litros de água para realizar o combate às chamas nos tanques, na pista e na vegetação que atingiu um corredor de três metros de cada lado das margens da capitação de águas pluviais e do afluente, em uma extensão de duzentos metros aproximadamente. Foram utilizados quatro galões de líquido gerador de espuma – LGE.

 Devido ao vazamento do combustível foram realizadas contenções no fluxo da capitação de águas pluviais, com construção de diques para conter o combustível em conjunto com a   empresa Transpetro que auxiliou na contenção do combustível derramado na bacia hidrográfica do Rio das Mortes.  

O motorista do veículo, 44 anos, sexo masculino foi socorrido e transportado pela viatura da concessionária Via 040. Apresentava queimaduras no corpo e fratura na mão esquerda devido o acidente, sendo conduzido ao Hospital Regional de Barbacena após atendimentos pré-hospitalares.

A análise providências em relação ao impacto ambiental ficou a cargo da 13ª Companhia de Meio Ambiente / PMMG, do Núcleo de Emergência Ambiental – NEA, Serviço de Água e Saneamento – SAS, acompanhados da empresa Ambipar Emergency Response e da engenheira ambiental da empresa RR Petróleo Transporte de Combustível Ltda.
A empresa Ambipar Emergency Response realizou o transbordo do restante do combustível que ficou nos tanques e a retirada do combustível na rede de capitação de águas fluviais.
O veículo já foi retirado do local pela concessionária via 040 em conjunto com a empresa RR Petróleo Transporte de Combustível LTDA.

O trabalho de investigação do acidente e danos ambientais ficaram a cargo do Núcleo de emergência ambiental, Polícia do Meio Ambiente, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, - Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal de Barbacena, Secretária do meio ambiente do município de Barbacena. 

A atuação sincronizada das agências participantes do (Plano de Auxílio Mútuo de Barbacena – PAM-BQ) e Rede integrada de Emergência foi fundamental para uma ação efetiva de combate às chamas e de segurança e controle de tráfego de veículos, mitigação dos danos ambientais, enfim, o que foi essencial para sucesso na operação. Fica claro que a gestão do risco de desastres realizada através da integração de esforços, preparação e treinamentos conjuntos que as agências têm realizado proporcionam expressivos resultados no gerenciamento e na qualidade resposta aos desastres. 

No momento, trânsito fluindo nos dois sentidos, porém utilizando uma pista (sentido Rio – BH), uma vez que a empresa Ambipar Emergency Response encontra-se realizando a limpeza da pista sentido BH - Rio.

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )