Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Saúde

Saiba o que fazer em casos de queda de cabos da rede elétrica sobre carros

Cemig alerta sobre procedimentos para os ocupantes saíram dos veículos com segurança

Marcus Macedo
Por Marcus Macedo
Saiba o que fazer em casos de queda de cabos da rede elétrica sobre carros
Wirestocl
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Durante a intensa chuva na manhã de sexta-feira, 23 de fevereiro, uma tempestade causou estragos significativos no bairro Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Uma árvore caiu, resultando na queda de postes e interrupção da rede elétrica em uma das praças do bairro, afetando diretamente uma família que se encontrava dentro de um veículo impactado pelos cabos elétricos. O incidente exigiu a intervenção da equipe da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para garantir a segurança dos envolvidos.

A Cemig aproveitou o ocorrido para reiterar a importância de adotar cuidados diante de ocorrências que envolvam a rede elétrica, especialmente em casos de fios partidos. Demetrio Aguiar, engenheiro eletricista da companhia, destacou que a situação de fios elétricos rompidos é comum durante fortes tempestades, geralmente provocada pela queda de árvores sobre a rede ou por objetos lançados contra os cabos pelo vento.

Aguiar orienta que, ao se deparar com fios partidos, a população deve manter distância e não tocar nos cabos, além de evitar que outras pessoas se aproximem da área. Em situações onde fios rompidos estejam em contato com veículos, a recomendação é permanecer dentro do carro, visto que o risco de choque elétrico ao tentar sair pode ser fatal, especialmente se a rede for de média tensão, podendo chegar a 13,8 mil volts.

Leia Também:

Em casos extremos, como incêndios, o engenheiro aconselha que os ocupantes do veículo saiam sem tocar simultaneamente no carro e no solo, pulando o mais longe possível do veículo e dos cabos elétricos, e caminhar com passos curtos para se afastar da área de risco.

A Cemig enfatiza que, diante de acidentes envolvendo a rede elétrica, é crucial contatar imediatamente a companhia pelo telefone 116, disponível 24 horas. Caso uma árvore caia e bloqueie a passagem em frente a residências, é recomendado não tentar removê-la, especialmente se houver suspeita de cabos elétricos partidos entre os galhos, devendo-se acionar o corpo de bombeiros para a retirada segura da vegetação.

FONTE/CRÉDITOS: CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais
Comentários:
Marcus Macedo

Publicado por:

Marcus Macedo

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )