Ana Maria Vasconcelos Cunha, estudante do curso de Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), alcançou uma importante etapa em sua carreira ao se tornar finalista do Prêmio Salão Design 2024, uma das mais prestigiadas e importantes competições de design do Brasil. O seu projeto de mobiliário, intitulado "Banco Gurutubanos", foi selecionado na categoria "Desafio da Identidade Brasileira 2025", que busca representar o DNA cultural do Brasil contemporâneo.
O "Banco Gurutubanos", criado por Ana Maria, utiliza materiais como cedrinho, pinus, chapa de aço carbono e palha de bananeira, combinando elementos regionais em uma peça inovadora e artesanal. A inspiração para o projeto surgiu das tradições de sua cidade natal, Janaúba, no norte de Minas Gerais. "Eu peguei as tradições e coisas tão específicas e ricas da minha cidade e usei como base para a produção desse mobiliário. Então, nesse banco Gurutubanos me inspirei nas formas do bordado Gurutubano, que são os triângulos, e também tem a parte da palha de bananeira que são trançadas artesanalmente e vão ser feitas para agregar mais valor à peça", explica a estudante, destacando o orgulho em difundir a cultura do sertão mineiro.
Lia Paletta, orientadora do projeto e professora do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, destacou o caráter representativo da peça: "Ela [Ana] fez uma pesquisa na região de Janaúba, mas as escolhas em relação a forma, texturas e materiais do móvel são feitas justamente considerando questões típicas de todo o país. Isso tudo traz à tona um pouco da identidade brasileira."
O desenvolvimento do projeto começou no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ana Maria, que aborda o tema "O design no sertão do norte mineiro: um mobiliário inspirado na cultura local de Janaúba". A estudante começou a explorar as tradições da sua terra natal durante a greve acadêmica, e o conceito evoluiu a ponto de se encaixar perfeitamente em uma das categorias da premiação. “Quando foi lançado o concurso, eu estava iniciando o TCC e fui percebendo que era possível utilizar isso no Salão. A gente continuou as pesquisas durante a greve e fez todo o processo de painéis de conceito, com algumas imagens que a gente usa para se inspirar. A partir disso começamos a desenhar e fiz o modelo 3D que foi enviado para o Salão”, detalha Ana Maria sobre o processo criativo.
Agora, Ana Maria se prepara para a segunda etapa do prêmio, que exigirá a produção do banco em tamanho real para avaliação do júri. Além da premiação principal, o público poderá votar em seus favoritos na categoria "Voto Popular", aberta entre os dias 24 de setembro e 13 de dezembro de 2024, por meio do site oficial do Prêmio Salão Design.
Criado em 1988 pelo Sindicato das Indústrias de Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), o Prêmio Salão Design reconhece talentos emergentes e profissionais de todo o país. A cerimônia de premiação será realizada no dia 19 de fevereiro de 2025, durante a Movelsul 2025, uma das principais feiras do setor.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.