O Programa Estadual de Resgate de Animais Domésticos, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), está com inscrições abertas para municípios mineiros interessados em receber apoio nas ações de resgate de cães e gatos em situação de maus-tratos e abandono. O prazo final para inscrição é nesta quinta-feira, dia 25 de maio.
O programa destinará recursos no valor de R$ 117,4 mil para cada uma das seis cidades selecionadas. Essa verba será utilizada na aquisição de veículos automotivos para auxiliar nas atividades de resgate. Para participar, os municípios devem ter até 200 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e também devem realizar atendimento médico-veterinário aos animais de rua, da população carente ou tutelados por ONGs e protetores.
Além disso, é necessário que os municípios possuam local próprio para acolhimento dos animais resgatados, com condições adequadas de acomodação e cuidados, ou tenham parcerias com entidades ou lares temporários aptos a receber esses animais.
Os selecionados receberão um veículo do tipo pick-up, cabine simples, motorflex e zero km, que será destinado às ações de resgate de cães e gatos em situação de maus-tratos e abandono. Em contrapartida, os municípios devem garantir o bem-estar dos animais resgatados, promovendo cuidados adequados, realizando eventos de adoção, castração e microchipagem dos animais acolhidos pela prefeitura. Também é necessário inserir as informações dos animais microchipados no Sistema Estadual de Identificação de Animais Domésticos.
O programa visa fortalecer a política de bem-estar animal, desde o resgate correto até o controle populacional de cães e gatos. Para mais informações e acesso ao edital, clique aqui.
Acompanhe as principais notícias do site da RCWTV pelo Whatsapp. Participe do nosso grupo e receba atualizações diretamente no seu celular. Clique no link a seguir para participar: Receba notícias da RCWTV no Whatsapp