A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) preparou um ponto de apoio especial para o Carnaval 2025, que começará no próximo sábado (15), no Centro da cidade. O local, na Praça da Estação, terá servidores das Secretarias de Direitos Humanos (SEDH), Igualdade Racial (SEIR) e Mulher (SEM) para prestar suporte aos foliões, oferecendo orientação e acolhimento em casos de violação de direitos. O espaço terá barracas sinalizadas, incluindo um ponto de hidratação e distribuição de materiais informativos, como leques, preservativos e folhetos com informações úteis.
Com os blocos se concentrando em dois percursos principais — o Circuito Roza-Estação e o Circuito Parque-Estação —, a PJF tem como objetivo garantir maior segurança e conforto para o público. Além dos servidores das secretarias, a iniciativa conta com a colaboração da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Guarda Municipal e Departamento de DST/AIDS da Secretaria de Saúde. Juntos, eles visam proporcionar um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.
A ação de apoio às vítimas de violência é uma prioridade para a Prefeitura. Em uma capacitação realizada nesta quarta-feira (12), o assessor da SEDH, Daniel Tury, destacou que a principal função do ponto de apoio será oferecer acolhimento imediato e informações para quem sofrer agressões físicas, psicológicas ou qualquer outra forma de violência. Segundo ele, a violência contra mulheres, racismo, transfobia e homofobia são casos tratados com seriedade, sendo considerados crimes inafiançáveis pela legislação.
Leia Também:
A medida visa prevenir que casos de violência fiquem sem o devido registro, muitas vezes ignorados pela vítima por medo ou vergonha. As orientações que os servidores receberão durante a programação dos blocos ajudarão na abordagem de diversas situações, como, por exemplo, a orientação às mulheres vítimas de violência, que poderão ser atendidas sem revitimização, facilitando o processo de denúncia.
Além disso, a PJF disponibilizou uma série de telefones úteis para que os cidadãos possam buscar ajuda imediata, como o Conselho Tutelar, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU, garantindo que as ocorrências sejam atendidas prontamente.
A Prefeitura reforça que o intuito é garantir um carnaval seguro e com respeito aos direitos de todos os cidadãos. A atuação integrada das secretarias e parceiros visa minimizar qualquer tipo de problema e possibilitar que o evento aconteça com harmonia e tranquilidade para os juízes-foranos e turistas que participarem dos blocos de rua.