Fiscalizações em casas de acolhimento para crianças e adolescentes, foram realizadas nessa quarta-feira (14), no município de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Denominada Operação Hagnos, a ação tem como objetivo assegurar a proteção das crianças e adolescentes em vulnerabilidade e combater condições inadequadas
Três instituições foram inspecionadas pela DEAM, para verificar as condições oferecidas às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Também foram observadas questões que garantem aos menores proteção de castigos físicos, tratamentos cruéis ou degradantes, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A ação foi coordenada pela delegada titular da Deam, Alessandra Azalim, que destacou o compromisso da Polícia Civil em apurar denúncias e prevenir situações de risco. “Estamos atentos a todas as denúncias, e essas fiscalizações fazem parte dos objetivos da operação nacional Hagnos. A PCMG busca evitar que jovens e crianças em situação de vulnerabilidade sejam expostos à criminalidade, tanto como vítimas quanto como autores de atos infracionais”, afirmou.
Os menores acolhidos nessas instituições são, em sua maioria, vítimas de violações graves de direitos, que vão desde a falta de alimentação adequada e moradia até o acesso limitado à saúde e educação. Casos de maus-tratos, abandono, violência física e abuso sexual também estão entre as situações enfrentadas por essas crianças e adolescentes.
Sobre a Operação Hagnos
A operação Hagnos é coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A operação está sendo executada em diferentes regiões de Minas Gerais, com o objetivo de proteger crianças e adolescentes em situações de risco e promover uma fiscalização mais rigorosa nas instituições de acolhimento.
Não foram encontradas irregularidades nas instituições visitadas pela PCMG.
Decisões seguras começam com informações confiáveis. Não perca nenhuma novidade importante e fique na RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global.
Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de Juiz de Fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.