Na manhã desta terça-feira (11/7), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Choque de Ordem na cidade de Lagoa Formosa, localizada na região do Alto Paranaíba. Com o cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão, sete indivíduos foram presos sob suspeita de envolvimento no tráfico de drogas e por integrarem uma organização criminosa. Durante as diligências, os policiais civis apreenderam cocaína, crack e maconha, além de cinco balanças de precisão, munição calibre 22, mais de R$ 12 mil em dinheiro, 16 celulares e um HD externo.
A operação tinha como objetivo desarticular uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas e associação para o tráfico. Segundo as investigações, os suspeitos recrutavam diversos comparsas para auxiliá-los na venda e distribuição de entorpecentes, além de estarem envolvidos em outros delitos, como furtos, nos quais os usuários trocavam objetos roubados por drogas.
De acordo com a PCMG, também foram constatados casos de extorsão envolvendo sequestro de usuários que estavam em débito com os traficantes. Além disso, os familiares dos dependentes também sofriam extorsão para quitar as dívidas com os membros do grupo. Como forma de demonstrar sua determinação em cumprir as ameaças, a organização criminosa chegou a incendiar alguns veículos pertencentes às vítimas.
O grupo criminoso também estava envolvido em homicídios de integrantes de facções rivais, como ocorreu em 8 de junho. Nesse caso, a vítima, um indivíduo de 25 anos, foi atraída para uma residência de membros do grupo rival, onde ocorria uma confraternização com consumo de bebidas alcoólicas e drogas. A vítima foi assassinada enquanto estava sob efeito dos entorpecentes.
Com o desmantelamento dessa organização criminosa, a PCMG almeja restabelecer a paz e a ordem pública em Lagoa Formosa. A operação foi conduzida pela equipe da Delegacia de Polícia Civil na própria cidade, com o apoio de policiais civis de outras localidades, incluindo Patos de Minas, Presidente Olegário, Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba, São Gotardo e Patrocínio, bem como equipes do 5º Departamento em Uberaba, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Canil e da Coordenação Aerotática (CAT), totalizando 73 policiais civis.