Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 22 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

PJF promove conscientização pela Luta da Pessoa com Deficiência

Segundo o IBGE, o Brasil possui 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência

Waleska Saraiva
Por Waleska Saraiva
PJF promove conscientização pela Luta da Pessoa com Deficiência
Imprensa PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro, iniciativa instituída pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. A data marca a construção de mobilizações para a inclusão social e a conscientização sobre o capacitismo. A escolha pelo dia se deu com base no início da primavera. 
 

“É uma representação ao nascimento de reivindicações de cidadania e participação. É um momento para promover a reflexão sobre os desafios enfrentados por nós da administração pública, pelas pessoas com deficiência e para tudo aquilo que possa garantir os direitos de ir e vir, assim com o direito a uma cidade inclusiva garantido de toda a forma a acessibilidade”, explicou o secretário especial de Direitos Humanos, Biel Rocha.
 

A Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em conjunto com as outras secretarias municipais, instituições, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e a Comissão dos direitos da pessoa com deficiência da Câmara Municipal de Juiz de Fora, elaborou uma série de ações para promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. As atividades englobam o Mês de Luta da Pessoa com Deficiência e tem como objetivo propor políticas e diretrizes que orientem a promoção da defesa dos direitos humanos, criando ou apoiando projetos, programas e ações.
 

Leia Também:

Rita de Cassia Petronilho Barbosa é assessora para política para pessoa com deficiência da SEDH, vice-presidente do CMDPD e usuária de cadeira de rodas há 30 anos. Ela participa da organização das atividades em celebração ao mês e destaca que os desafios são diários. “Nosso trabalho é para conscientizar sobre a importância das diferenças e do respeito. As pessoas com deficiência devem ser olhadas de forma natural e estamos construindo isso todos os dias”.

Confira a programação do Mês de Luta da Pessoa com Deficiência:
 

14/09 - às 14h: mesa redonda sobre acessibilidade na UFJF (SEDH)

18/09 - Roda de conversa com os alunos da Escola Municipal Vereador Marcos Freesz (SEDH)

19/09 – 10h: Yoga inclusiva no Museu Ferroviário (SS)

19/09 – 14h: Apresentação da Junta Reguladora sobre a rede de cuidados das pessoas com deficiência (SS)

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – 21/09 – Praça da Estação:

9h: Desenho e pintura com a Sociedade Eunice Weaver ( Carlos Chagas)

9h30: Apresentação - Livro Dedos Falantes com Jéssica Pereira (oficina de Libras)

10h: Jiu Jitsu adaptado com Flávio Salles e atletas

10h30: Apresentação de trabalho sensorial (Goaball), exposição de medalhas, troféus e materiais do projetos. Distribuição de panfletos sobre os projetos do Paradesporto e apresentação musical junto com Associação dos Cegos.

13h: Apresentação do livro “Berimbau Instrumento de inclusão social” e roda de capoeira e cantigas (Evandro Ribeiro, Associação Santa Catarina e Rogério Ribeiro)

14h: Grupo Musical da Associação dos Cegos “Nova Visão”

16h: Samba inclusivo com o “Movimento Mulheres na Praça”
 

Segundo o IBGE, o Brasil possui 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Em Juiz de Fora, são aproximadamente 64 mil. Uma das formas de combater o preconceito e a discriminação é a informação.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site 

https://www.rcwtv.com.br/

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

 

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Comentários:
Waleska Saraiva

Publicado por:

Waleska Saraiva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )