Minas Gerais registrou um crescimento de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2024, somando R$ 284 bilhões. O resultado representa 9,8% do PIB nacional, estimado pelo IBGE em R$ 2,89 trilhões. O avanço foi impulsionado pelos setores de serviços, atividades agrícolas e construção civil, segundo dados divulgados pela Fundação João Pinheiro (FJP) nesta quinta-feira (12/9).
Comparado ao primeiro trimestre de 2024, o PIB mineiro cresceu 0,6%, com destaque para o desempenho positivo nos setores de serviços, agropecuária e construção. A agropecuária apresentou um aumento de 1,7%, puxada principalmente pelas atividades agrícolas, enquanto a pecuária manteve estabilidade na produção de leite e a produção florestal recuou, afetada pela queda na demanda de insumos para a metalurgia e produtos de papel e celulose.
A indústria mineira extrativa recuou 8,8% em relação ao trimestre anterior, mas cresceu 3,0% em comparação ao segundo trimestre de 2023. Já a indústria de transformação desacelerou 0,2% no trimestre, mas cresceu 0,1% frente ao mesmo período do ano passado. Na geração e distribuição de eletricidade, gás, água e saneamento, o estado viu uma retração de 3,2% em relação ao trimestre anterior, mas uma alta de 3,4% na comparação anual. A construção civil avançou 0,6% em relação ao trimestre anterior e 6,0% em comparação ao ano passado.
No setor de serviços, o comércio cresceu 2,2% em relação ao primeiro trimestre de 2024 e 5,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O setor de transporte avançou 1,1% no trimestre e 1,7% em relação ao ano passado. Outros serviços tiveram crescimento de 2,8% no trimestre e 3,8% no comparativo anual. A administração pública também registrou avanços, com alta de 0,5% no trimestre e 1,8% em relação ao mesmo período de 2023.
O governador Romeu Zema celebrou os resultados, ressaltando o impacto das políticas de desburocratização e atração de investimentos para o crescimento do estado. "Quero deixar como legado de governo poder falar que em Minas Gerais só não trabalha quem não quer”, afirmou Zema, reforçando sua meta de gerar 1 milhão de empregos formais até o fim de sua gestão. “Estamos transformando a vida dos mineiros com novos negócios que ampliam as oportunidades para quem quer trabalhar e empreender”, concluiu o governador.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.