O prefeito de Bento Gonçalves (RS), Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), declarou nesta quinta-feira (2) que uma onda de aproximadamente dois metros de altura atingiu a comunidade Linha Alcântara, no município. O fenômeno ocorreu após o rompimento parcial da barragem 14 de Julho, localizada entre Cotiporã e Bento Gonçalves.
Apesar da onda ter passado pela localidade da Linha Alcântara, ela não chegou na rodovia ERS-431, também no município. As águas estariam se deslocando em direção às cidades de São Valentim do Sul e Santa Tereza. A população que vive às margens do Rio das Antas, em Bento Gonçalves, foi avisada sobre o risco na quarta-feira (1º). Na noite anterior, parte da população foi levada para um ponto mais alto da região por questão de segurança.
O prefeito Siqueira enfatizou que a prefeitura está empenhada em obter todas as informações possíveis sobre a situação. Uma equipe irá voltar para a comunidade nesta tarde para conseguir mais informações sobre a situação atual, principalmente das regiões sem comunicação, e também para resgatar outras pessoas que ainda estão em regiões mais baixas.
O rompimento parcial da barragem e a consequente onda de água que atingiu a comunidade local são eventos preocupantes que exigem uma resposta rápida e eficaz das autoridades. A situação destaca a importância da manutenção adequada das barragens e da preparação para emergências para proteger as comunidades vulneráveis a esses desastres.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.