Desde a última semana de março, o quadro “Limpando Metais”, do artista Armando Martins Vianna, integrou a exposição “Dignidade e luta: Laudelina de Campos Mello”, na unidade de Poços de Caldas, do Insituto Moreira Salles. A obra que pertence ao acervo da Fundação Mariano Procópio foi emprestada para a apresentação que conta a trajetória, o pensamento e a militância de Laudelina de Campos Mello, reconhecida como a fundadora do primeiro sindicato das empregadas domésticas no país.
A diretora-geral da Fundação Museu Mariano Procópio, Ana Maria Werneck, destacou o papel comunicativo com novos públicos e regiões atreladas ao empréstimo da peça, além do caráter representativo para uma causa tão nobre. “Para o Museu Mariano Procópio, a possibilidade de participar de uma exposição em outra cidade de Minas, organizada por um Instituto de tanta relevância como o Instituto Moreira Salles, vem ao encontro do que entendemos ser a museologia”, afirmou o diretor.
De acordo com a pesquisadora do Museu Mariano Procópio, Maraliz de Castro Vieira, o quadro mostra uma cena da vida cotidiana. Além disso, o mesmo levanta a questão do lugar da mulher negra na pintura e na sociedade brasileira por volta da década de 20. Obras como essa deixa claras algumas das opções nada animadas entre mulheres na sociedade, como documenta Maraliz em seu artigo “Algo além do moderno: a mulher negra na pintura brasileira no início do século XX”.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.