Todo mundo gosta de se sentir bem, atraente e com autoestima elevada, qualidade que possuem os perfumes sendo capazes de poder revitalizar por igual corpo, mente e espírito.
Os especialistas afirmam que o perfume diz muito sobre quem se é como pessoa e que portanto se escolhem as fragrâncias baseando se na personalidade de cada um e de acordo com os hábitos ou com a situação. O perfume é o cheiro que se exala, que ajuda os outros a identificá-lo e que tem também impacto no humor. São diversos os benefícios do perfume, e variam para cada pessoa, mas geralmente usar um bom perfume -do qual se goste-, e que faça a pessoa se identificar traz uma série de efeitos positivos na vida cotidiana.
O Poder do Perfume
O efeito do perfume está no cérebro, que pode ser afetado tanto no bem-estar geral quanto na memória. Mesmo que possa parecer estranho, o perfume tem a capacidade de fazer lembrar mais, pois o cérebro humano tem o hábito de associar memórias a cheiros. Desse jeito o aroma pessoal e o de quem o rodeia permitem criar momentos para reviver assim como grandes memórias.
Há estudos que confirmam que a capacidade de cheirar impacta positivamente nas pessoas, e o efeito da autoestima está intimamente relacionado a isso. O perfume cheira bem e esta é, sem dúvida, a razão principal pela qual se usam fragrâncias. Os perfumes não pretendem esconder os maus odores, mas sim realçar o cheiro natural e torná-lo mais elegante e especial, se sentindo melhor consigo mesmo e se vendo capaz de muitas mais coisas. Isso reflete no comportamento que faz dar passos mais fortes.
O Olfato como Ferramenta de Atração e Confiança
Usar o perfume preferido pode ser uma forma mais de atrair energias boas e sonhos a conseguir.
Um dos sentidos mais importantes para o ser humano é o olfato, está demonstrado que o aroma de uma pessoa é essencial para gerar a sensação de atração. E mesmo que o façam inconscientemente, as pessoas nunca param de cheirar, sendo a primeira informação que chega ao cérebro quando se aproxima de alguém e sente o cheiro. Se ele for do perfume Fahrenheit 100ml original será o mais parecido a perfeição. Criado no final dos anos ‘80, o perfume Fahrenheit se tornou uma verdadeira lenda fazendo parte dos dez perfumes mais vendidos no mundo.
As Contradições Perfumadas de Fahrenheit
Fahrenheit é um perfume de contradições, quente e frio, selvagem e doce, fino e poderoso como um homem em plena maturidade. Fazendo parte da história do perfume, o conceito de Fahrenheit se baseia em notas chipre modernas, com um acorde floral muito original impregnado de folhas de violeta, com uma nota geral viril e fina ao mesmo tempo. Um perfume que não se impõe com violência, mas convence com a sua estabilidade. Seu frasco, coberto com as cores dourado e vermelho, são símbolo da estabilidade, maturidade e da dimensão espiritual do homem que carrega Fahrenheit.
Dior, perfumista de sonhos
Um dos designers essenciais para compreender a evolução da moda no século XX é Christian Dior. Segundo de cinco filhos de uma família burguesa, Dior nasceu em 1905 numa cidade da região costeira da Normandia, na França. Sua paixão pela moda o fez alternar os estudos de ciência política com a venda de esboços e estatuetas a diversas publicações parisienses.
Quando abandonou os estudos abriu uma galeria de arte pequena em Paris onde vendeu obras de artistas então emergentes -como Picasso- que a crise dos anos ‘30 o obrigou a fechar. Ao conseguir encontrar trabalho numa casa de alta costura começou uma época de grande criatividade onde incluiu, numa das coleções de 1938, a famosa estampa ‘houndstooth'. Sete anos depois fundou, com a ajuda de um investidor industrial de algodão com grande olfato, sua própria marca de alta costura. Foi o início de uma deslumbrante carreira que fez que Christian Dior se tornasse o embaixador da moda francesa, transformando Paris -uma vez mais- na capital mundial da moda.
Inovando na Moda e na Fragrância
Guiado por sua grande intuição compreendeu que, terminada a Segunda Guerra Mundial, a sociedade precisava de alegria e comemorações. E que depois de anos de modelos sóbrios, úteis para o exército ou trabalho e nas cores marrom ou cinza, sua clientela iria exigir vestidos para esquecer as tristezas e curtir a vida.
Assim, em 1947 apresentou ‘Corolle' -conjunto de pétalas que compõem a flor-, sua primeira coleção na qual daria forma a esses sonhos. Dior apresentou, ao mesmo tempo que criava a nova estética dos anos 50, uma coleção baseada no luxo onde seus vestidos marcavam a silhueta da mulher, ajustando a cintura e os ombros e destacando o peito -desse primeiro período é a famosa jaqueta ‘Bar’-. Tudo sem esquecer a importância dos acessórios, como chapéus grandes e sapatos de salto bem fino. Após dois anos de ‘New Look’, Dior apresentou ‘Miss Dior’, o primeiro perfume dedicado à sua irmã Catherine.
Começava aquela que seria sua segunda paixão, a criação de perfumes inspirados no jardim da casa familiar da infância. Quase oitenta anos depois a marca encurtou seu nome e passou a ser simplesmente Dior. Mas o mito permanece.