No próximo domingo, 26/11, a partir das 14h, o Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião – Centro) será palco da exibição gratuita de nove filmes de curta-metragem. Essa sessão é parte integrante da Agenda Novembro Negro, organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
Selecionados pelo Programa Cultural Murilo Mendes por meio do Edital Quilombagens nas edições 2021 e 2022, os filmes abordam diversas perspectivas da pauta racial.
A programação da sessão Quilombagens - Edições 2022 apresentará obras como "Aldeia Sagrada: Resistência dos Povos de Terreiro em Juiz de Fora", que registra encontros entre casas de matriz africana e a comunidade local, além de depoimentos sobre a cultura preta na região.
Outros filmes, como "A Voz da Mulher Negra" e "Matrizes do Samba de Juiz de Fora", exploram a história e as experiências de mulheres negras e personagens das escolas de samba da cidade, respectivamente.
A sessão Quilombagens da edição 2021 apresentará curtas como "Juiz de Fora – Cidade Negra - Episódio 1: Tempo, Memória e História" e "Juiz de Fora – Cidade Negra - Episódio 4: Um olhar contemporâneo", que abordam a presença e memória negra na cidade.
A diversidade dos temas inclui ainda performances artísticas, como na "Mostra Performátika", e relatos sobre o uso cultural do lenço de cabeça no documentário "A Linguagem do Lenço".
A exibição é aberta ao público de todas as idades e promete oferecer uma visão ampla e diversificada sobre questões raciais e culturais presentes na comunidade local.
-
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais
#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg