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Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
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Esporte

Musculação no Home Office: Integrando o Exercício na Rotina

Manter a saúde física em dia é essencial, principalmente para quem trabalha em home office.

Guia de Investimento
Por Guia de Investimento
Musculação no Home Office: Integrando o Exercício na Rotina
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A musculação é uma modalidade de exercício físico que funciona por meio de movimentos, exercícios e grupos musculares que são trabalhados durante o treino.

Trata-se de uma modalidade de baixo impacto indicada para todas as idades, tendo em vista que os exercícios podem ser adaptados de acordo com as limitações do praticante e pelo controle de carga.

De modo geral, a atividade física é essencial para a saúde física e mental, pois previne doenças, melhora o condicionamento físico e ajuda as pessoas a se prepararem para as tarefas do dia a dia.

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A musculação é uma das opções mais procuradas para se exercitar, aproveitar benefícios e incluir mais movimento no dia a dia.

Para as mulheres, é uma verdadeira aliada contra problemas relacionados à osteoporose, além de aliviar os sintomas da TPM com a liberação de endorfinas e outros hormônios do bem-estar.

Também colabora com a estética corporal, devido ao ganho de massa muscular e aumento da resistência, afinal, a musculação desenvolve os músculos.

Para compreendê-la melhor, este texto vai mostrar a importância dos exercícios físicos, como montar uma academia, tipos de exercícios que podem ser feitos em casa, como criar uma rotina de treinos e os cuidados necessários para evitar lesões.

Importância dos exercícios físicos

De modo geral, os exercícios físicos são essenciais para qualquer pessoa, mas são ainda mais benéficos para profissionais que trabalham em home office.

Eles combatem o excesso de peso e o acúmulo de gordura, reduzem os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e reduzem a pressão arterial, são ótimos para controlar a glicemia e fortalecem os ossos e as articulações.

Seja em casa em um ambiente com porta acústica para quarto ou em uma academia, essas atividades aumentam a força e a resistência muscular, trazem sensação de bem-estar e melhoram a saúde mental.

Os praticantes se sentem mais dispostos e o sistema imunológico é fortalecido como um todo, independentemente da idade.

Como montar uma academia em casa?

Para montar uma academia em casa, existem alguns fatores que precisam ser considerados, e entre eles estão:

Local adequado;

Cores claras;

Equipamentos;

Espelho;

Tapete emborrachado.

O primeiro para economizar ao montar uma academia em casa é escolher o local adequado, sendo um ambiente onde a pessoa possa ficar à vontade e sem ser interrompida.

Pode ser a varanda, uma garagem ou até o quintal, desde que tenha boa iluminação e ventilação. Para ter mais motivação, é fundamental usar cores claras, como pisos e paredes em tons neutros.

Também é muito importante usar revestimento antiderrapante para ter segurança ao realizar os movimentos.

Entre os equipamentos mais indicados estão a barra reta com anilhas, par de halteres, banco reto, acorda, step e colchonete. Esses itens são o suficiente para realizar diversos exercícios, inclusive os cardiorrespiratórios.

O espelho é importante não apenas na hora de se vestir, inclusive com roupas de ginástica que possuem modelos gestantes, mas também para acompanhar e orientar os exercícios.

Ele precisa ter tamanho suficiente para enxergar o corpo inteiro e executar os movimentos corretamente.

Por fim, o tapete emborrachado é essencial para reduzir os impactos, além de ajudar a determinar o espaço que será usado durante o treino.

Exercícios para fazer em casa

Muitas pessoas acreditam que só dá para fazer musculação em uma academia, mas isso não é verdade, pois existem vários exercícios que podem ser feitos em casa.

Um deles é a flexão de braços, que nada mais é do que deitar-se no chão com a barriga para baixo, apoiar as mãos na direção dos ombros e empurrar o corpo para cima com as costas retas e o tronco alinhado.

Outra opção é o avanço alternado, colocando um pé adiante e abaixando o corpo para flexionar a perna de trás, em um ângulo de 90°. Mas o joelho não pode tocar o chão e o praticante deve voltar à posição inicial para trocar as pernas.

Em uma academia com treino funcional, um dos exercícios mais comuns é o burpee, sendo uma sequência que mistura queima de caloria e fortalecimento muscular.

O praticante vai fazer uma flexão de braços, agachamento e salto em sequência, mas sem fazer movimentos muito lentos.

O agachamento é considerado como um dos melhores exercícios para fortalecer o corpo, pois consegue trabalhar as pernas, os glúteos, as costas e o abdômen.

Basta colocar os pés na direção do quadril, posicionar os braços para frente na altura do ombro e fazer movimento para baixo como se fosse se sentar, mantendo as pernas alinhadas.

Para treinar a barriga, o abdominal continua sendo a melhor opção, e para praticá-lo, é necessário manter as pernas flexionadas e os pés no chão na direção do quadril, apoiar os braços atrás da cabeça e levantar o tronco contraindo o abdômen.

Em um espaço com persiana PVC exterior, é possível usar uma cadeira para fazer o mergulho. O praticante deve apoiar as mãos no assento na direção dos ombros e manter as pernas flexionadas para a frente, apoiando os pés no chão.

Em seguida, vai descer o corpo até que o cotovelo forme um ângulo de 90° e repetir o movimento levantando e abaixando.

Como criar uma rotina eficaz?

Muitas pessoas têm dificuldades para manter uma rotina de treino eficaz, principalmente quando o objetivo é emagrecer ou ganhar massa muscular.

No entanto, com algum esforço e disciplina, é perfeitamente possível estabelecer uma rotina de treinos eficaz e motivadora.

A primeira coisa que a pessoa precisa fazer é definir suas prioridades, de modo a reconhecer a importância dos exercícios físicos para a saúde, a autoestima e o bem-estar.

Também é muito importante saber se planejar com antecedência, ou seja, reservar um tempo específico para treinar e entender que ele é tão importante quanto os outros compromissos.

Para não perder a motivação, depois de trabalhar o dia todo em uma empresa de locação de carro executivo ou antes de ir para o trabalho, o colaborador precisa praticar uma atividade física que realmente goste.

A modalidade precisa ser prazerosa para que o indivíduo se engaje com ela, além disso, é muito importante ser flexível em relação aos horários para que as atividades físicas se encaixem na rotina.

Pequenos intervalos ao longo do dia podem ser aproveitados para fazer alguns exercícios curtos e intensos, como alongamentos e caminhadas.

Cuidados ao fazer exercícios em casa

Embora fazer exercícios em casa traga muitas vantagens para quem não tem tempo ou simplesmente não gosta de frequentar a academia, é necessário adotar alguns cuidados para evitar lesões.

Assim como é mais seguro se movimentar segurando em um corrimão para rampas externas, também é mais seguro realizar os exercícios corretamente.

Dessa forma, o praticante deve assistir vídeos dos movimentos para entender melhor qual é a postura correta, a respiração, entre outros aspectos que mostram os movimentos em detalhes.

O espelho é um elemento essencial porque ajuda a entender se a postura está realmente igual a do vídeo, para assim realizar os movimentos corretamente até compreender como eles funcionam.

Pode ser interessante fazer aulas online, pois o profissional vai cuidar dos movimentos e ainda montar um treino caseiro personalizado.

Quando uma pessoa começa a se exercitar, compreende melhor o funcionamento do próprio corpo, e é assim que surge a consciência corporal.

É primordial identificar posições desconfortáveis e as que são mais fáceis de realizar. Se algum movimento estiver muito dolorido, então deve ser interrompido e substituído.

Assim como os personagens para animar festa utilizam roupas apropriadas, na hora de fazer exercícios em casa também é muito importante usar peças adequadas.

A roupa precisa ser confortável, assim como os calçados, dando preferência para tênis esportivos de boa qualidade. Essas peças são essenciais para evitar lesões e ainda ajudam o cérebro a entender que está na hora de treinar.

É muito importante aquecer e alongar antes e depois do treino, pois isso evita lesões. Entre as opções de aquecimento estão a caminhada, bicicleta, corrida, entre outros.

Para alcançar bons resultados, deve-se variar os grupos musculares trabalhados dentro de um período.

Além do mais, assim como ao longo do dia um profissional bebe água trabalhando em uma oficina mecânica aberta, não se pode esquecer de manter o corpo hidratado ao longo dos treinos.

A hidratação é essencial para manter o corpo em boas condições e disposto para fazer os exercícios sem sofrimento.

Considerações finais

O corpo humano precisa de movimento, caso contrário, pode adoecer, tanto é que o sedentarismo é uma das maiores causas de morte no mundo.

Fazer exercícios em casa é uma opção para quem trabalha home office ou até mesmo para pessoas que não gostam de frequentar academias.

Basta saber se organizar, escolher o local ideal e aprender a realizar os movimentos para criar uma rotina saudável e alcançar bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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