O projeto contará com a instalação de uma “tenda de ouvir histórias” em oito escolas de diferentes cidades de Minas Gerais até meados de 2026, abrangendo Belo Horizonte, Governador Valadares, Januária, Juiz de Fora, Poços de Caldas, São João das Missões, Teófilo Otoni e Uberaba. Durante as visitas, a tenda convida as pessoas a compartilharem espontaneamente suas histórias de conexão com a escola e o bairro. As narrativas serão registradas em fotografias e vídeos, que serão transformados em um filme documentário, um varal fotográfico, um catálogo de histórias e uma exposição de imagens em grandes painéis, a serem exibidos em espaços públicos de cada cidade.
O projeto Moradores | Educação - Escolas, Memórias e Pertencimento é promovido pelo Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (Circ) e idealizado pela Nitro Histórias Visuais, com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio de seus Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (CAO-Educ), Meio Ambiente, Patrimônio Cultural e Urbanismo (Caoma), e Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet). A iniciativa conta ainda com a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e é viabilizada através da Plataforma Semente, com recursos obtidos pelo MPMG via medidas compensatórias.
Leia Também:
Primeira escola do projeto
A Escola Estadual Professor Morais foi a primeira instituição a integrar o projeto. Em outubro, teve início uma oficina cultural com os estudantes da escola, abordando técnicas básicas de fotografia, filmagem e registro de histórias. Durante essas oficinas, os alunos foram convidados a refletir sobre a importância da escola em suas vidas e a construir suas próprias memórias, fortalecendo o vínculo com o território e gerando um sentimento de pertencimento.
Após as oficinas, foi montada uma tenda no local com câmera e microfone, onde professores, alunos, ex-alunos, funcionários e moradores da região compartilharam suas histórias afetivas com a escola. Mais de 150 pessoas participaram dessa ação, que gerou o documentário Moradores | Educação - Escola Estadual Professor Morais. O filme foi exibido no evento de lançamento, realizado na noite de 3 de dezembro.
Depoimentos emocionantes
No documentário, depoimentos de alunos e ex-alunos expressaram a importância da escola em suas vidas, com frases como “a escola é a porta do mundo”, “uma fábrica de sonhos” e “um lugar onde se aprende a respeitar as diferenças”. As palavras tocaram os presentes e mostraram o impacto da instituição. Participaram do filme figuras emblemáticas da escola, como a ex-aluna e cantora Aline Calixto, uma ex-servente de 103 anos e suas filhas – uma das quais se tornou professora –, além da merendeira Lígia, que é carinhosamente chamada de “tia” até por ex-estudantes já adultos.
Alunos e ex-alunos também demonstraram seus talentos no documentário, recitando poesias, cantando rap e exibindo suas artes. Mas, acima de tudo, compartilharam o amor pelo lugar que marcou suas histórias e as de suas famílias.
Após a exibição do filme, houve a apresentação do Bloco de Carnaval Vou Ali e Volto, formado por moradores do bairro. Os participantes ainda puderam conferir o varal fotográfico com imagens dos que compartilharam suas histórias na tenda, e as fotos puderam ser levadas para casa como recordações.
Na Praça Tejó, ao lado da escola, grandes painéis exibiram as imagens dos participantes, compondo uma exposição homônima ao projeto. Também foi distribuído um catálogo impresso com as histórias dos personagens da exposição.
De acordo com Ana Carolina Zambom Pinto Coelho, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação do MPMG (CAO-Educ), o projeto foi desenvolvido de forma colaborativa com todos os parceiros envolvidos. Ela explicou que o MPMG liderou as discussões e intervenções para garantir uma amostragem fiel da realidade educacional em Minas Gerais, considerando a representatividade de escolas quilombolas, indígenas, grandes e pequenas instituições, entre outras.
O projeto surgiu em um momento crítico de violência escolar, quando a proteção e o cuidado com o ambiente escolar se tornaram essenciais. A promotora também ressaltou a desconexão entre a escola e o mundo digitalizado no qual os alunos vivem, o que dificultava o engajamento dos estudantes. No entanto, ela destacou que o projeto teve um retorno imediato, com grande envolvimento dos alunos, da comunidade e da direção escolar, além de proporcionar o resgate da história da instituição.
Para Ana Carolina, a escola vai além do espaço físico e dos livros, sendo um local fundamental para a construção dos sonhos e do caráter das crianças. “Cuidar da escola é cuidar do patrimônio humano”, afirmou.
O secretário de Estado da Educação, Igor de Alvarenga, destacou que o projeto fortalece a ideia de pertencimento nas escolas. Ele afirmou que resgatar a história das instituições escolares permite que os estudantes valorizaram ainda mais o legado da escola, melhorando o clima escolar e, consequentemente, aumentando o engajamento e a permanência dos alunos, o que ajuda a combater a evasão escolar.
Por fim, o jornalista Gustavo Nelasco, um dos criadores do projeto, reforçou a importância de enxergar a escola como um local de pertencimento e valorização de todos os envolvidos, especialmente os professores e demais profissionais das instituições de ensino.
A diretora Michele Franciscani destacou o engajamento dos estudantes e compartilhou que o projeto Moradores | Educação foi uma verdadeira inspiração, tornando-se, para muitos, um projeto de vida. “Ficamos apreensivos no início, pois já estávamos em outubro, perto do final do ano e com muitas atividades, mas todos nós nos deixamos envolver pela beleza do projeto”, revelou. A vice-diretora Sandra Regina Dantas Flontino expressou a honra da escola em ser a primeira a participar e agradeceu pela oportunidade. “Foi emocionante poder reconstruir e dar novo significado às memórias da nossa escola”, disse.
O Moradores | Educação faz parte do Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio.
Para assistir ao documentário Moradores | Educação - Escola Estadual Professor Morais, clique aqui.
Confira as imagens da cerimônia de lançamento do projeto Moradores | Educação - escolas, memórias e pertencimento.
Confira abaixo algumas fotos da execução do projeto e da exposição da Praça Tejó.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.