google.com, pub-3302814748151540, DIRECT, f08c47fec0942fa0

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025
rcwtv
rcwtv

Saúde

"MINAS GERAIS" UFJF é a Única Instituição Brasileira a Registrar Crescimento na Produção Científica em 2023

Em meio a uma queda geral de 7,2% na produção científica no Brasil, a Universidade Federal de Juiz de Fora se destaca com um aumento de 0,3%, segundo relatório da Elsevier e Agência Bori.

Jordana Alves
Por Jordana Alves
Assessoria PJF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) destacou-se como a única instituição de pesquisa no Brasil a registrar um crescimento na produção científica em 2023 em comparação ao ano anterior. Essas informações foram divulgadas durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorreu em Brasília na última terça-feira, 30.

O relatório, elaborado pela editora Elsevier em colaboração com a Agência Bori, revelou que a produção científica no Brasil caiu 7,2% entre 2022 e 2023. Essa redução é parte de uma tendência global, com 35 países apresentando quedas na produção científica, o maior número desde 1997.

A UFJF teve um aumento de 0,3% em sua produção científica, enquanto a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) manteve-se estável. O estudo considerou apenas as instituições brasileiras com mais de mil publicações científicas em 2023. Entre as 31 instituições analisadas, 29 apresentaram uma redução no número de publicações.

Leia Também:

Priscila Faria Pinto, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF, mencionou que, apesar do "baque financeiro" enfrentado pela universidade, políticas de otimização e valorização ajudaram a manter a produção científica. A UFJF também se destacou na captação de recursos de diversas fontes, incluindo agências de fomento nacionais e internacionais, além de parcerias público-privadas.

O Brasil, apesar das dificuldades, ainda ocupa o 14º lugar no ranking global de produção científica, com 69.656 publicações em 2023. As áreas com maior número de artigos incluem Ciências da Natureza, Ciências Médicas e Engenharias e Tecnologias.

O relatório sugere que os efeitos da pandemia ainda influenciam os índices de 2023. No Brasil, os cortes em pesquisa e desenvolvimento desde 2013, atingindo o pior orçamento em 2021, também contribuíram para a queda. Contudo, desde 2022, há uma tendência de recuperação dos investimentos.

Os dados do relatório foram obtidos da base Scopus/Elsevier, utilizando a ferramenta analítica SciVal/Elsevier. A pesquisa considerou países que publicaram mais de 10 mil artigos científicos em 2022, totalizando 53 nações. Veja os relatórios dos anos de 2023 (publicado em jul/24) e de 2022 (publicado em jul/23). 

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, https://bit.ly/455qi8H participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo junte-se a nós agora.

"MINAS GERAIS" UFJF é a Única Instituição Brasileira a Registrar Crescimento na Produção Científica em 2023

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria PJF
Jordana Alves

Publicado por:

Jordana Alves

ESTUDANTE DE JORNALISMO SUPERIOR

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano