RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 08 de Outubro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Cultura e Entretenimento

Minas Gerais lança programa histórico de qualificação em cultura e turismo

Com quase 43 mil vagas gratuitas, a iniciativa pretende transformar o setor cultural e turístico do estado

Talita Camargos
Por Talita Camargos
/ 177 acessos
Minas Gerais lança programa histórico de qualificação em cultura e turismo
SECULT
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta terça-feira (24), o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), deu um passo histórico com o lançamento do Cria.Forma, o maior programa de capacitação para os setores de cultura e turismo já realizado no estado. Ao todo, serão oferecidas 42.982 vagas gratuitas em cursos voltados para esses dois importantes segmentos da economia mineira.

O programa, que pretende qualificar milhares de profissionais, contará com parcerias estratégicas para a oferta das vagas. 30 mil delas serão disponibilizadas por meio da plataforma de educação profissionalizante Leveduca; 6.910 em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas); 6 mil vagas com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG); e 76 com a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). Todos os cursos são gratuitos, acessíveis e focados em diversas áreas do turismo e da cultura.

Cursos diversificados e inclusivos

O Cria.Forma oferece uma vasta gama de cursos voltados para atender diferentes demandas dos setores de turismo e cultura. Uma das principais iniciativas é o programa “Rotas do Conhecimento”, que, em parceria com o IF Sul de Minas, oferece 2 mil vagas ainda no segundo semestre de 2024. As oportunidades incluem cursos como Formatação e comercialização de roteiros (500 vagas), Marketing digital para o turismo (500 vagas) e Inglês aplicado a serviços turísticos (250 vagas), com inscrições abertas até este domingo, 28 de setembro neste link. Novos cursos, como Afroturismo e afromineiridades (250 vagas) e Como promover e incentivar a comercialização do seu destino turístico (500 vagas), terão editais lançados em outubro.

Publicidade

Leia Também:

Todos os cursos são oferecidos na modalidade EaD, com carga horária de 40 horas, e contam com intérpretes de Libras e atendimento educacional especializado para garantir a inclusão de todos os participantes. Para se inscrever, é necessário ter idade mínima de 16 anos, Ensino Fundamental completo e residir em Minas Gerais. A seleção dos candidatos será realizada por sorteio eletrônico, seguindo os critérios estabelecidos no edital.

Impacto cultural e econômico

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, enfatizou a importância da iniciativa para o desenvolvimento do estado. “Estamos convencidos que não conseguiremos avançar sem a formação e a criatividade. Uma está relacionada à outra e são basilares para a continuidade do processo de recriação do Estado de Minas Gerais, tendo o turismo como política central no Governo Zema. E, em Minas, não se faz turismo sem cultura, que é a força de verdade na experiência de conhecer lugares e pessoas”, ressaltou.

Oliveira também destacou que o programa é uma peça fundamental para a internacionalização de Minas Gerais. “Cursos sobre patrimônio histórico, paisagens culturais e idiomas são fundamentais para o avanço da internacionalização do estado”, afirmou.

A adjunta da Secult, Josiane de Souza, também sublinhou a importância do Cria.Forma: “O maior conjunto de formação em cultura e turismo que o estado já viu oferece ao mercado, aos profissionais e às lideranças uma oportunidade de pensar de maneira inteligente e qualificada”.

Parcerias e oportunidades

A parceria com a Leveduca disponibiliza 30 mil bolsas de estudos na plataforma de capacitação profissional, que originalmente era paga, mas passou a oferecer cursos gratuitos através do projeto com a Secult. As oportunidades são abertas a todos, e empresas que cadastrarem vagas de trabalho no sistema terão a chance de qualificar seus colaboradores como forma de incentivo.

As vagas são distribuídas em cursos como Camareira, Atendimento acessível em Libras, Como preparar um bom currículo, Curso preparatório para recepcionista de hotel, Inglês básico para hotelaria, entre outros. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 9 de outubro no portal Leveduca. Para acessar o catálogo de cursos, é necessário realizar o login na plataforma. A Leveduca é uma das iniciativas contempladas pelo Seed Gov, programa do Governo de Minas que visa estimular o ecossistema de inovação e empreendedorismo no estado.

“Nossa missão é gerar emprego e renda por meio de uma educação prática, lúdica e acessível. O Cria.Forma vai ao encontro do nosso propósito”, afirma Gabriel Tatibana, fundador da Leveduca.

Os projetos desenvolvidos em parceria com o IF Sul de Minas e com a Leveduca fazem parte do programa “Minas Forma, Minas Transforma”, que busca capacitar profissionais e desenvolver o setor de turismo, impulsionando a geração de emprego e renda em Minas Gerais.

Iepha oferece 6 mil vagas em capacitação

A Secretaria de Cultura (Secult), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), disponibilizará 6 mil vagas em capacitação técnica e profissional, com três Rodadas do Patrimônio Cultural e três Jornadas Técnicas, cada uma com mil vagas.

As Rodadas são direcionadas a gestores e servidores municipais, visando capacitá-los para a adesão ao programa ICMS Patrimônio Cultural, que oferece incentivos financeiros para a preservação do patrimônio. As Jornadas Técnicas promovem diálogo entre especialistas e profissionais do campo cultural.

As capacitações serão online, com duração de duas horas, e as inscrições são gratuitas, feitas pelo Sympla. A próxima jornada técnica, no dia 26/9, abordará “Flautas tradicionais: bandas de taquara, pifeiros e mestres fazedores de gaitas e pífanos.” Outras capacitações estão disponíveis no site do Iepha-MG.

Cursos técnicos em Conservação e Restauro

Estão abertas as inscrições para dois cursos técnicos em Conservação e Restauro da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), com 40 vagas (20 pela manhã e 20 à noite). As inscrições vão até domingo (29), pelo site da Faop. Para se candidatar, é preciso ter ensino médio completo ou estar cursando, pelo menos, o 2º ano. A formação presencial dura dois anos e meio.

O Governo de Minas também oferece um curso técnico pelo programa Trilhas de Futuro, com 32 vagas e início previsto para fevereiro de 2025; as inscrições encerraram em 23 de setembro.

Palestras sobre leis de fomento à cultura em 11 cidades

O programa Secult no Município terá ações em 11 municípios entre 2 de outubro e 29 de novembro. A equipe do Governo de Minas visitará São João del-Rei, Tiradentes, Prados, Três Pontas, Varginha, Araguari, Uberaba, Chapada do Norte, Guaranésia, Guaxupé e Araçuaí, oferecendo palestras sobre o Descentra Cultura e a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), além de oficinas para elaboração de projetos. As inscrições são gratuitas e abertas a maiores de 18 anos, com cadastro pelo site da Secult-MG.

Capacitação profissional em parceria com a Sedese

A Secult-MG oferece mais de 170 cursos gratuitos com bolsa-auxílio na área de turismo, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), pelo programa “Minas Forma.” As inscrições são online e a formação dura até 60 horas, variando conforme o curso.

 

 

Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.

 

#CulturaETurismo #QualificaçãoProfissional #CriaForma #TurismoEmMinas #CursosGratuitos #SecultMG #PatrimonioCultural #Inclusao

Comentários:
Talita Camargos

Publicado por:

Talita Camargos

Estudante de Jornalismo da Uniasselvi.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )