google.com, pub-3302814748151540, DIRECT, f08c47fec0942fa0

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 26 de Janeiro de 2025
rcwtv
rcwtv

Saúde

Juiz de Fora Intensifica Combate ao Aedes Aegypti com Vistorias em Bairros

Agentes de Combate a Endemias realizam visitas entre 4 e 8 de novembro, e população é convocada a participar

Fernando de Assis
Por Fernando de Assis
Juiz de Fora Intensifica Combate ao Aedes Aegypti com Vistorias em Bairros
PJF / Divulgação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) intensifica suas ações contra o mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika, com uma série de vistorias programadas nos bairros da cidade. Entre os dias 4 e 8 de novembro, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) percorrerão residências e lotes, avaliando riscos e eliminando potenciais criadouros.

As visitas são parte de um cronograma semanal da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), da Secretaria de Saúde (SS), e têm como objetivo prevenir a proliferação do mosquito, especialmente em um período em que a circulação da dengue tende a diminuir. "É fundamental que os moradores abram suas portas e recebam os agentes, que estarão devidamente identificados e uniformizados", ressalta a PJF.

Durante as visitas, os ACE realizarão uma avaliação minuciosa tanto nas áreas internas quanto externas das residências. Eles orientarão os moradores sobre a remoção de recipientes que possam acumular água e, quando necessário, aplicarão larvicidas em itens que não podem ser eliminados. "A maioria dos focos do Aedes está dentro das casas, por isso a colaboração da população é essencial", explica um dos agentes.

Leia Também:

A PJF orienta os moradores a estarem atentos a pontos críticos, como ralos, cisternas, bromélias e até mesmo troncos de árvores em jardins. Outras recomendações incluem a retirada de pratinhos de plantas, o correto fechamento de tambores de água da chuva e a verificação de caixas d’água. "Manter a piscina tratada, mesmo que não esteja em uso, é outra medida importante", acrescenta.

Rotas de Vistorias

As vistorias ocorrerão nas seguintes regiões da cidade:

- Região Oeste: Borboleta, Santos Dumont
- Zona Norte: Monte Castelo, Araújo, Bairro Industrial
- Nordeste: Bandeirantes
- Região Central: Centro, Santa Cecília, Alto dos Passos, Jardim Glória
- Leste: Bonfim
- Sudeste: Costa Carvalho

Denúncias e Colaboração

Além das visitas programadas, a PJF reforça a importância da participação da população na luta contra o mosquito. Os cidadãos podem fazer denúncias anônimas sobre focos do Aedes aegypti por meio do sistema "JF Contra o Aedes", acessível em qualquer dispositivo, ou pelo WhatsApp, no número (32) 98432-4608. Também é possível enviar e-mails para [email protected] ou visitar um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.

Com a união de esforços entre os agentes de saúde e a população, Juiz de Fora busca não apenas combater o Aedes aegypti, mas também garantir a saúde e o bem-estar de todos os seus moradores.

Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.

 

Fernando de Assis

Publicado por:

Fernando de Assis

Estudante de Jornalismo

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano