A Defesa Civil Nacional e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), ambos do Governo Federal, consideraram Juiz de Fora referência nacional na execução de obras para contenção de encostas. O reconhecimento é feito para cidades que melhor destinaram os recursos públicos para esse tipo de serviço.
As obras no município são realizadas por meio de recursos de um convênio firmado entre o MDR e a PJF, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), programa criado em 2007 pelo Governo Federal. Os serviços são executados por empresas contratadas sob a fiscalização da Secretaria de Obras (SO) da PJF, priorizando as áreas de risco do município.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Obras (SO), foram assinados dois convênios, totalizando R$56 milhões. Até o momento, 23 obras foram concluídas e pelo menos 15 bairros foram beneficiados, sendo eles: Santa Tereza, JK, Grajaú, Três Moinhos, Ladeira, Linhares, Borboleta, Parque Guarani, Santa Cruz, Nossa Senhora de Lourdes, Granjas Bethânia, São Geraldo, Costa Carvalho, Jardim Natal e Carlos Chagas.
Atualmente, oito obras já foram contratas e duas estão em andamento.
.