Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 19 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Saúde

Juiz de Fora aplica mais de 1.500 doses de vacina contra dengue em crianças e adolescentes

Campanha de imunização atende público de 10 a 14 anos e continua nesta semana

Júlia Paes
Por Júlia Paes
/ 61 acessos
Juiz de Fora aplica mais de 1.500 doses de vacina contra dengue em crianças e adolescentes
Foto: Pedro Trica
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No último sábado, 18 de maio, o Centro de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou mais um dia de vacinação contra a dengue, aplicando 1.525 doses em adolescentes de 14 anos e em crianças e adolescentes que perderam as datas anteriores, dentro do público-alvo de 10 a 14 anos. Com isso, o total de doses aplicadas nos três sábados de campanha chega a 4.104.

A vacinação para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos continuará a partir desta terça-feira, 21 de maio. O Departamento da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) estará aplicando os imunizantes de 8h às 16h30, sem intervalo para almoço, enquanto durarem os estoques. Inicialmente, Juiz de Fora recebeu 7.341 doses da vacina.

A ampliação da cobertura será gradativa, de acordo com a disponibilidade de vacinas. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência, conforme determina o Ministério da Saúde (MS).

Leia Também:

A vacina utilizada é a Qdenga, um imunizante tetravalente produzido a partir do vírus vivo atenuado. Esse tipo de vacina melhora a resposta do sistema imunológico, funcionando de forma semelhante à defesa natural do corpo humano contra a dengue. O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre cada uma.

Mesmo quem já teve dengue deve se vacinar para evitar novas infecções ou, em caso de contágio, ter sintomas mais leves. Nessas pessoas, espera-se uma resposta ainda melhor ao imunizante. Para aqueles que tiveram dengue recentemente, a recomendação é aguardar seis meses antes de tomar a vacina. Se a doença for diagnosticada entre as doses, o esquema vacinal deve ser mantido, desde que o prazo entre o início dos sintomas e a próxima dose não seja inferior a 30 dias.

A vacinação contra a dengue é essencial para proteger a população jovem e ajudar a controlar a propagação do vírus na cidade.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Júlia Paes

Publicado por:

Júlia Paes

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )