Aguarde, carregando...

Domingo, 25 de Outubro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Juiz de Fora

Inscrições abertas para o Projeto Olhares (Di)Versos na BMMM de Juiz de Fora

Iniciativa do Coletivo Chá com Poesia e Funalfa oferece encontros semanais para estimular a leitura e escrita, fortalecendo a cultura local.

Talia Santana
Por Talia Santana
Inscrições abertas para o Projeto Olhares (Di)Versos na BMMM de Juiz de Fora
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As inscrições para o Projeto Olhares (Di)Versos estão abertas até o dia 5 de agosto, oferecendo uma oportunidade para amantes da literatura em Juiz de Fora. A iniciativa, que será realizada na Biblioteca Municipal Murilo Mendes (BMMM), equipamento da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), visa estimular a leitura, a escrita e o diálogo em encontros semanais. Com início marcado para 6 de agosto, o projeto disponibilizará 30 vagas para participantes a partir de 13 anos.

Idealizado pelo renomado coletivo Chá com Poesia, que há 14 anos fomenta encontros literários na cidade, o projeto Olhares (Di)Versos surge como uma extensão natural dessa atuação. A proposta visa consolidar o papel da biblioteca como um polo vital para a formação de leitores, a convivência e a efervescência cultural. Os encontros acontecerão às quintas-feiras, das 15h às 16h30, no Auditório do Setor Infantojuvenil da BMMM.

A iniciativa busca criar um ambiente acolhedor, onde escritores, educadores e mediadores culturais guiarão os participantes por diferentes linguagens e gêneros literários. O objetivo é promover a troca de experiências e o contato com a poesia, crônica, memórias, literatura infantil, cultura popular, poesia visual e oficinas criativas. Essa diversidade de temas promete enriquecer a jornada literária dos inscritos.

Publicidade

Leia Também:

Além de fomentar a paixão pela leitura e escrita, o Projeto Olhares (Di)Versos possui uma meta estratégica: aproximar novos públicos da Biblioteca Municipal Murilo Mendes. A Funalfa e o coletivo Chá com Poesia esperam que a proposta amplie o uso desse importante equipamento cultural da cidade, transformando-o em um ponto de encontro e aprendizado contínuo para a comunidade.

Programação Detalhada

  • 6 de agosto – Sobre leitura e literatura (abertura com toda a equipe do projeto)
  • 13 de agosto – A moça tecelã – Shirley Ferreira
  • 20 de agosto – A história por trás dos poemas – Jorge Lenzi
  • 27 de agosto – Aves do Brasil – Nilo Néio C. Stephan
  • 3 de setembro – Memórias ao Sol – Cantos e Contos do Mundo – Cristina Magdaleno de Souza Lopes
  • 10 de setembro – Oficina de Bordado – Shirley Ferreira
  • 17 de setembro – A grande fábrica de palavras – Cláudia Crisafuli
  • 24 de setembro – Poesia visual – Fernando Abritta
  • 1º de outubro – Cultura Popular Brasileira – Margareth Assis Marinho
  • 8 de outubro – Poesia sobre o Rio Paraibuna – Antônio Carlos Lemos Ferreira
  • 15 de outubro – Memórias ao Sol – Cantos e Contos do Mundo – Cristina Magdaleno de Souza Lopes
  • 22 de outubro – Poesia e oficina poética – Carlos Ricardo de Oliveira e Nilza Rodrigues dos Santos
  • 29 de outubro – Contando histórias – Margareth Assis Marinho
  • 5 de novembro – Memória coletiva – Maior Museu do Mundo – Cláudia Crisafuli
  • 12 de novembro – Vamos fazer trovas? – Tadeu Hagen
  • 19 de novembro – Encantar o mundo contando histórias – Margareth Assis Marinho
  • 26 de novembro – O casaco de Pupa – Contação de histórias e oficina literária – Shirley Ferreira
  • 3 de dezembro – Aves de Juiz de Fora – Nilo Néio C. Stephan
  • 10 de dezembro – Encontro de encerramento de 2026

Para participar, os interessados devem preencher o formulário online disponível, garantindo sua vaga em uma das 30 oportunidades oferecidas. A iniciativa representa um convite à imersão no universo das palavras e um fortalecimento da cena literária de Juiz de Fora, prometendo uma experiência enriquecedora e inspiradora para todos os envolvidos.

FONTE/CRÉDITOS: PJF

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Talia Santana

Publicado por:

Talia Santana

Jornalista na RCWTV – Rede de Canais Web.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR