Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Inscrições abertas para o Exame Nacional de Residência (Enare) da Rede Ebserh

No HU-UFJF, são 132 vagas para Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional

Arthur Abrahão
Por Arthur Abrahão
/ 289 acessos
Inscrições abertas para o Exame Nacional de Residência (Enare) da Rede Ebserh
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com inscrições abertas no período de 23 de agosto a 14 de setembro, o Exame Nacional de Residência (Enare) 2023 oferta mais de 5 mil vagas para Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional e Uniprofissional) nos hospitais vinculados à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh).  

No Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), são disponibilizadas 132 vagas: 76 para Residência Médica em 28 programas; 52 para Residência Multiprofissional, em três programas, e quatro para a Residência Uniprofissional em Farmácia. 

A novidade na edição do Enare 2023 é a adesão da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) da UFJF, que pretende ampliar a capacidade de aplicação da prova e abranger um maior número de candidatos, não só de Minas Gerais, como de outros estados. 

Leia Também:

As inscrições têm o valor de R$195 para as especialidades de residência multiprofissional e de R$310 para as de residência médica. Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem pedir isenção da taxa. Também é possível obter a isenção por meio da comprovação da renda. O período para solicitação de isenção da taxa de inscrição é entre os dias 23 e 28 de agosto.  

A aplicação das provas, em todas as capitais e em cidades polos, incluindo Juiz de Fora, está prevista para 29 de outubro. A avaliação do Enare é realizada em duas etapas. A primeira é uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda é formada por uma análise curricular, com caráter classificatório.  

Os editais e demais informações estão disponíveis no site do Enare (https://enare.ebserh.gov.br/).  

Enare

O sistema de classificação do Enare é semelhante ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para se candidatar na instituição em que pretende atuar. Ao todo, serão disponibilizadas 5.096 vagas para residências médicas, uni e multiprofissionais em todo o país.  

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro destaca que o Enare tem um papel que abrange desde a pesquisa, a inovação, até a contribuição para um atendimento mais qualificado ao usuário. “A ampliação do número de instituições e vagas representa uma confiança adquirida pela Ebserh, de que as entidades enxergam nossos hospitais como ambientes propícios para a difusão do conhecimento. Algo que certamente vamos honrar, à medida em que os candidatos comecem a exercer suas atividades”, comenta. 

Para a diretora do departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ebserh, Cristiane Carvalho, o sucesso do Enare 2023 mostra a importância de uma formação profissional de excelência e a garantia de condições mais democráticas de participação. “A realização de um único certame em nível nacional possibilita a redução de custos para alunos e instituições, além da diminuição da burocracia, e a chance do aluno, dependendo de sua classificação, escolher o local mais adequado para trabalhar”, afirma. 

Rede Ebserh 

Responsável pela realização do Enare e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra uma Rede com 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.  

Residência Médica (Especialidades) 

Anestesiologia 

Cardiologia 

Cirurgia Geral 

Cirurgia Plástica 

Clínica Médica 

Dermatologia 

Ecocardiografia 

Endocrinologia e Metabologia 

Endoscopia 

Endoscopia Digestiva 

Gastroenterologia 

Hematologia e Hemoterapia 

Hepatologia 

Infectologia 

Medicina de Família e Comunidade 

Medicina Intensiva 

Nefrologia 

Neurologia 

Obstetrícia e Ginecologia 

Oftamologia 

Ortopedia e Traumatologia 

Otorrinolaringologia 

Patologia 

Pediatria 

Pneumologia 

Psiquiatria 

Radiologia e Diagnóstico por Imagem 

Reumatologia 

Urologia 

Residência Multiprofissional e áreas profissionais 

Multiprofissional em Saúde do Adulto com ênfase em doenças crônico-degenerativas 

Análises Clínicas 

Educação Física 

Enfermagem 

Farmácia 

Fisioterapia 

Nutrição 

Psicologia 

Serviço Social  

Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar 

Análises Clínicas 

Enfermagem 

Farmácia 

Fisioterapia 

Nutrição 

Psicologia 

Serviço Social 

Multiprofissional em Saúde da Família 

Enfermagem 

Farmácia

Odontologia 

Serviço Social 

Residência Uniprofissional 

Farmácia 

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site 

https://www.rcwtv.com.br/

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Curta e siga nossas redes sociais

#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #rcwtv, #noticias minas gerais, #pjf, #notícias em juiz de fora, #notícias em minas gerais, #noticias mg

Comentários:
Arthur Abrahão

Publicado por:

Arthur Abrahão

Jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES-JF em 2017.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )