Uma Caixa Estante foi no setor de Nefrologia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE). Idealizado para ser um instrumento de democratização do acesso aos livros, o espaço contará com cerca de 1200 peças de romances, contos e poesias.
A iniciativa acontece através de parceria entre o Hospital Evangélico de Belo Horizonte com a Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig. O serviço, criado em 1969, visa expandir o alcance da Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais, localizada na Praça da Liberdade.
De acordo com a Gerente do Núcleo de Extensão e Ação Regionalizada da Biblioteca Pública de Minas Gerais, Gildete Veloso “A gente quer que o hábito da leitura contribua para deixar o ambiente mais leve e propício para a recuperação e que seja uma oportunidade de crescimento humano para os pacientes e seus acompanhantes, que passam um tempo grande na unidade, por causa do tratamento em hemodiálise”.
Já o presidente da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais (AEBMG), entidade mantenedora do HE, Euler Borja, comenta que o espaço será importante para pacientes em tratamento. "“Para nós do Hospital Evangélico, é uma honra unir tantos parceiros para inaugurar o nosso terceiro espaço de leitura. O projeto Lendo e Aprendendo é uma oportunidade para oferecer mais que o tratamento médico e hospitalar para nossos pacientes. Acreditamos que, por meio da leitura, tanto aqueles que fazem a hemodiálise conosco como seus familiares e acompanhantes terão momentos de entretenimento e lazer durante o período das três sessões semanais e retornarão para suas casas com ideias novas”.