Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 01 de Marco de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Brasil/Mundo

Guterres aciona Carta da ONU por cessar-fogo em Gaza

Artigo 99 diz que secretário-geral pode “chamar a atenção do Conselho de Segurança” para temas relevantes para a manutenção da paz

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
Guterres aciona Carta da ONU por cessar-fogo em Gaza
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, acionou na 4ª feira (6.dez.2023) o artigo 99 da Carta das Nações Unidas. Em documento enviado ao presidente do Conselho de Segurança da ONU, José Javier de la Gasca Lopez-Domínguez, ele declarou que a Faixa de Gaza enfrenta “um grave risco de colapso do sistema humanitário” e reforçou o apelo por um cessar-fogo humanitário total. O artigo 99 da Carta da ONU diz que “o secretário-geral poderá chamar a atenção do Conselho de Segurança para qualquer assunto que, em sua opinião, possa ameaçar a manutenção da paz e da segurança

Guterres disse, na carta (íntegra, enviada a Lopez-Domínguez, querer chamar a atenção do Conselho para a situação no Oriente Médio, algo que pode “agravar as ameaças existentes à manutenção da paz e da segurança internacionais”. Segundo ele, as mais de 8 semanas de combates “criaram um terrível sofrimento humano, destruição física e trauma coletivo em Israel e no território palestiniano ocupado”. O secretário-geral da ONU citou as pessoas que foram “mortas de forma brutal” desde 7 de outubro e as que são mantidas em cativeiro. “Elas devem ser libertadas imediata e e incondicionalmente. Os relatos de violência sexual durante estes ataques são terríveis”, lê-se na carta.

Guterres afirmou que os civis da Faixa de Gaza “enfrentam perigo”. Ele disse que cerca de 80% dos habitantes da região estão deslocados, sendo que mais de 1,1 milhão procuram refúgio em abrigos da UNRWA (sigla em inglês para Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina). “Os hospitais transformaram-se em campos de batalha”, declarou. “No meio de bombardeios constantes por parte das Forças de Defesa de Israel, e sem abrigo ou o essencial para sobreviver, espero que a ordem pública seja completamente destruída em breve”, afirmou. De acordo com ele, “nenhum lugar é seguro em Gaza”.

Publicidade

Leia Também:

“A comunidade internacional tem a responsabilidade de usar toda a sua influência para evitar uma nova escalada e pôr fim a esta crise. Exorto os membros do Conselho de Segurança a pressionarem para evitar uma catástrofe humanitária”, continua. “Reitero o meu apelo para que seja declarado um cessar-fogo humanitário. Isto é urgente. A população civil deve ser poupada de danos maiores. Com um cessar-fogo humanitário, os meios de sobrevivência podem ser restaurados e a assistência humanitária pode ser prestada de forma segura e atempada em toda a Faixa de Gaza”, finaliza.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou em 15 de novembro uma resolução para a guerra entre Israel e o Hamas. A proposta foi apresentada por Malta e recebeu 12 votos a favor e nenhum contrário. Estados Unidos, Rússia e Reino Unido, que são integrantes permanentes do grupo e, portanto, têm poder de veto, abstiveram-se. O Brasil foi favorável. O texto pede a “libertação imediata e incondicional de todos os reféns” mantidos pelo grupo extremista e a implementação de “pausas e corredores humanitários urgentes e prolongados em toda a Faixa de Gaza por um número suficiente de dias”. Essa foi a 1ª resolução sobre a guerra no Oriente Médio a ser aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. Em outubro, a proposição brasileira foi rejeitada por um veto dos EUA....


Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

 

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )