Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Giro de Notícias

Guarda Municipal contribui para a prestação de socorro em via pública

A disciplina de Socorrismo faz parte da grade curricular do curso de formação da Guarda Municipal e, frequentemente, o processo de atualização dos guardas contempla conteúdos

Redação
Por Redação
/ 383 acessos
Guarda Municipal contribui para a prestação de socorro em via pública
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Diariamente, equipes da Guarda Municipal estão presentes nas principais áreas de movimentação de pessoas da cidade. A cobertura de rondas de proteção preventiva abrange também o atendimento a situações inesperadas como acidentes em via pública. De janeiro a maio de 2023, a Guarda foi responsável pelo primeiro suporte a 88 ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito, queda, mal súbito, entre outros. A maior parte dos atendimentos se refere a pessoas que recorreram à Guarda diante de intercorrências de saúde e outros incidentes. Os acidentes de trânsito tiveram 16 ocorrências sem vítima e 14 registros com vítima encaminhada aos serviços de saúde. 

Na manhã desta quarta-feira, 31, uma viatura que transitava na região do bairro São Pedro, foi acionada por pessoas para apoio a um atropelamento na BR-440. A equipe foi a primeira a comparecer no local, prestando os primeiros procedimentos à vítima, mantendo suas condições de saúde preservadas, até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acionado pela própria Guarda Municipal.

A função principal da Guarda é a proteção municipal preventiva, conforme estabelece a Lei 13022/14 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) e esta engloba a integridade física de servidores e cidadãos como o bem maior a ser assegurado. Motivo pelo qual a prestação de socorro está entre as atribuições da instituição. 

Embora não seja o foco primordial do trabalho da Guarda, esse tipo de demanda é atendida com relativa frequência. Pessoas que necessitam de alguma ajuda como idosos, pessoas com deficiência, dependentes químicos, crianças e adolescentes em situação de risco social ou em situação de rua buscam apoio no agente público que se encontra de serviço nas ruas. Nestes casos, a corporação procura intervir de forma humanizada, oferecendo apoio e fazendo o encaminhamento, conforme necessidade, para a rede de saúde do município.

A disciplina de Socorrismo faz parte da grade curricular do curso de formação da Guarda Municipal e, frequentemente, o processo de atualização dos guardas contempla conteúdos da área. Em 2022, a Guarda Municipal participou de curso de “Primeiros Socorros em Atividade Policial”, promovido pela Polícia Federal. Este curso reforçou a importância de procedimentos logo nos primeiros minutos a fim de salvar vidas. A capacitação permanente é um dos eixos do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania de Juiz de Fora.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )