No próximo domingo, dia 4, a Escola Municipal Quilombo dos Palmares receberá o projeto "Do quilombo à Clara Nunes: resgate da cultura afro-brasileira através da música", desenvolvido pelas Guerreiras de Clara. O projeto, contemplado pelo edital Quilombagens, tem como objetivo promover ações antirracistas e resgatar a cultura afro-brasileira de maneira didática e envolvente.
Resgate da cultura afro-brasileira através da música
As Guerreiras de Clara, grupo musical responsável pelo projeto, buscarão estabelecer um diálogo com o público presente na escola, proporcionando atividades artístico-culturais que incluem oficinas de ritmos, dança, canto e rodas de conversa. O intuito é promover a troca de experiências e conhecimentos relacionados aos saberes históricos da comunidade negra, valorizando a herança musical trazida pelos negros africanos escravizados no Brasil.
Com ações que visam fortalecer os processos identitários do povo negro e evidenciar a história afro-brasileira, o projeto busca enfrentar o racismo e ampliar a visibilidade da cultura negra. As atividades serão realizadas em dois domingos por mês, das 9h30 às 12h, e são abertas a toda a comunidade escolar.
Participe e conheça a herança musical negra
A proponente do projeto e integrante das Guerreiras de Clara, Gabrielle Luiza Pires, destaca a importância das ações propostas: "Tais iniciativas têm o intuito de conhecer e valorizar a herança musical trazida pelos negros africanos escravizados no Brasil, através de trocas de vivências, saberes e expressões culturais. Para alcançar tal proposta, estamos utilizando a obra de Clara Nunes como base para esse processo."
- Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw.