Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 19 de Maio de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Governo de Minas reforça parceria com Reino Unido em ações climáticas no estado

Ação conjunta vai ajudar o estado a atingir as metas da agenda Race To Zero

Redação
Por Redação
/ 405 acessos
Governo de Minas reforça parceria com Reino Unido em ações climáticas no estado
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo de Minas renovou, nesta segunda-feira (24/4), o Memorando de Entendimento de cooperação entre Minas Gerais e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, para manutenção da parceria nas medidas climáticas e estratégias de redução de gases carbônicos na economia do estado. As medidas fazem parte dos compromissos assumidos pelo governo na campanha global das Nações Unidas, a Race To Zero. 

O memorando foi assinado pelo governador Romeu Zema, em cerimônia realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O evento contou com a participação da embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq; da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; e do cônsul Britânico em Belo Horizonte, Lucas Brown.

A renovação do memorando, que foi firmado entre Minas e o Reino Unido em 2020, vai contribuir para que o estado alcance a neutralidade de emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, meta estabelecida pelo Plano Estadual de Ação Climática para atingir o cenário comprometido na campanha Race To Zero. 

Leia Também:

A continuidade do acordo vai fortalecer o protagonismo e liderança do Governo de Minas nesta agenda. O governador celebrou a continuidade da parceria e ressaltou o que já está sendo feito em Minas Gerais para reduzir a emissão de gases e o desmatamento, sem prejudicar a produção. 

“Hoje, Minas tem condições de até quadruplicar sua produção agrícola sem cortar árvores, só usando tecnologia ou recuperando áreas degradadas, que é um trabalho que já está sendo feito pelos produtores. Isso significa que teremos nos próximos anos uma produção maior sem afetar o meio ambiente e, também, recuperando áreas”, disse. 

Zema reforçou, também, que Minas é um estado totalmente comprometido com a redução de emissões e que o mercado comprou a ideia, atuando em parceria com a indústria, por meio da Fiemg, e da agricultura, com a Faemg. 

“É uma satisfação enorme participar deste desafio que os resultados serão colhidos pelos nossos filhos e netos. É extremamente importante deixarmos esse planeta bem encaminhado”, completou o governador. 

Liderança

A embaixadora Stephanie Al-Qaq parabenizou o Governo de Minas pelas ações e, principalmente, a liderança do governador Romeu Zema. 

“O Brasil é um país que vai mudar o mundo para melhor. Mas precisamos de pessoas com coragem e liderança, capazes de assumirem missões difíceis. Quando o governador Romeu Zema assumiu o compromisso do Race to Zero, foi uma decisão muito importante, que mostra para a população que são pessoas como você que vão liderar as mudanças para o futuro. Essa parceria com o Governo de Minas já trouxe coisas importantes e no futuro faremos muito mais juntos. Podem contar com a participação do Reino Unido”, afirmou. 

Avanços em Minas

Desde a assinatura do memorando, foram criados Grupos de Trabalho (GTs) que discutiram ações relacionadas às mudanças climáticas e estratégias de descarbonização, como modelo de geração distribuída voltado para consumidores de baixa renda, implantação de tecnologia para potencializar a agricultura de baixo carbono e conservação e restauração florestal. 

Também foi estruturada a adoção oficial da meta estadual de alcançar o cenário de neutralidade de emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050 e o engajamento do governo do estadual à campanha global Race to Zero. Além disso, a assinatura do memorando possibilitou o apoio do programa Skill-Shares and Secondments do UK PACT Fundo de Desafio de Recuperação Verde para a elaboração do Plano Estadual de Ação Climática (PLAC-MG), elaborado em 2022.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, pontuou outras ações implantadas em Minas. 

“Estamos concluindo agora nosso plano de ação climática que tem duas vertentes importantes. Primeiro, a descarbonização da economia, desenvolvendo métodos com atração de investimento verde e aprimoramento tecnológico das atividades já existentes em Minas para que a gente possa atingir as metas planejadas. Também estamos atuando para aumentar a cobertura vegetal do estado e conservar os nossos biomas. Estou muito satisfeita de estar aqui hoje.  Estamos com diversas ações em curso e essa parceria é fundamental para aumentar nossa capacidade de implementação da agenda do clima”, reforçou a secretária. 

 

Galeria de imagens disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/multimidia/galeria/minas-e-reino-unido-renovam-parceria-para-impulsionar-desenvolvimento-verde-no-estado

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )