O Governo de Minas Gerais ampliou a frota do Suporte Aéreo Avançado de Vida (Saav) com a entrega de dois novos helicópteros modelo EC145-D3, nesta sexta-feira (14/2). A solenidade ocorreu na base do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em Belo Horizonte, e contou com a presença do governador Romeu Zema. As aeronaves, adquiridas com recursos do Fundo Estadual de Saúde (FES), somam um investimento de R$ 164 milhões.
Com o objetivo de otimizar o atendimento de emergências médicas e operações de resgate, os novos helicópteros vão garantir maior agilidade no transporte de pacientes em situações críticas. O Saav é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), do CBMMG e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), proporcionando suporte rápido e eficiente para a população mineira.
Durante o evento, o governador Romeu Zema destacou a importância desse reforço para o atendimento da saúde pública em Minas Gerais. “Esses helicópteros vão permitir um atendimento ainda mais rápido, e minutos podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Estamos ampliando a cobertura do Samu para atender melhor os mineiros, principalmente no interior, onde o acesso à saúde era mais limitado”, afirmou Zema.
A comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, ressaltou o compromisso do CBMMG com a segurança e o bem-estar da população. “Esse é um grande avanço para nosso trabalho. O reforço da frota possibilita um atendimento ainda mais eficaz e rápido em casos de urgência, resgates e transportes inter-hospitalares”, destacou.
Expansão do atendimento e modernização da frota
Minas Gerais possui a maior estrutura de atendimento aeromédico do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A distribuição das aeronaves leva em conta fatores estratégicos como infraestrutura aeroportuária, presença de batalhões do CBMMG e distribuição geográfica.
Uma das novas aeronaves já entrará em operação na base do Saav em Varginha, no Sul de Minas, enquanto a outra será utilizada para treinamento da tripulação até meados de 2025, quando passará a operar em Belo Horizonte. Até o final do ano, as cinco novas aeronaves adquiridas pelo Estado serão distribuídas entre as bases existentes em Uberaba, Montes Claros e Varginha, além da abertura de duas novas bases em Juiz de Fora e Governador Valadares.
Com a ampliação, Minas Gerais garantirá 100% de cobertura para o atendimento aeromédico e de emergência, beneficiando toda a população. A frota do Saav passa a contar com oito aeronaves, sendo seis helicópteros e dois aviões, modernizando o atendimento e ampliando a capacidade de resposta em situações de urgência e salvamento.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.