Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 14 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Região

Governo de Minas publica quinta edição de caderno técnico sobre a recuperação socioambiental em Brumadinho

Publicação produzida pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos apresenta os avanços obtidos no processo de recuperação socioambiental da bacia do Rio Paraopeba no decorrer de 2023, em diversas frentes de atuação

Marcus Macedo
Por Marcus Macedo
/ 132 acessos
Governo de Minas publica quinta edição de caderno técnico sobre a recuperação socioambiental em Brumadinho
Sisema-MG / Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Acordo de Reparação para os danos ocasionados pelo rompimento das barragens da Vale S.A, em Brumadinho, assinado em 4 de fevereiro de 2021, possui uma seção dedicada ao processo de recuperação socioambiental da Bacia do Paraopeba (Anexo II.1 do Acordo Judicial). Desde o rompimento em janeiro de 2019, várias ações foram iniciadas e estão em andamento pelos órgãos competentes do poder público, abrangendo diversas áreas de atuação. O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) apresenta os principais avanços alcançados no caderno "Rio Paraopeba – 5 anos: ações de recuperação desempenhadas em 2023". Esta é a quinta edição da publicação produzida pelo Governo de Minas e está disponível para download e consulta na internet neste link.

O processo de reparação ambiental inclui ações de longo prazo que exigem a colaboração do poder público e de outros envolvidos. Segundo a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, "a excepcionalidade do processo de reparação ambiental constitui fonte constante de condições desafiadoras e impele diariamente ao Sisema e aos diversos atores envolvidos a construção conjunta de soluções inovadoras em prol da recuperação e da preservação do meio ambiente".

O caderno apresenta à sociedade as principais atividades e medidas dos órgãos que compõem o Sisema - Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) - em articulação com o Comitê Pró-Brumadinho e outros envolvidos.

Leia Também:

Entre os principais avanços deste ano, destaca-se a concessão, pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), da Licença de Operação Corretiva das Obras Emergenciais, aprovada por unanimidade na 103ª reunião ordinária da Câmara de Atividades Minerárias (CMI). Essa licença é crucial para a regularização de supressões, execução de obras e intervenções necessárias para a recuperação ambiental, além de definir controles ambientais a serem adotados pela empresa.

Acesse o link para mais informações sobre o plano de reparação.

No contexto do Plano de Reparação Socioambiental da Bacia do Paraopeba, os Capítulos 1 (Diagnóstico Pretérito) e 2 (Caracterização Socioambiental Pós-rompimento e Avaliação de Impactos) foram aprovados. Os planos e programas de reparação do Capítulo 3 foram aprimorados em aderência às diretrizes estabelecidas pelo órgão ambiental.

Quanto ao manejo de rejeitos, que envolve operações na bacia do ribeirão Ferro-Carvão e dragagem do Rio Paraopeba, destaca-se a liberação da Agência Nacional de Mineração (ANM) para a disposição de rejeitos na Cava de Feijão e a retomada da dragagem como fatores relevantes para o aumento na remoção de rejeitos da área impactada.

O assessor do secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Renato Teixeira Brandão, explica que "até dezembro de 2023, 2 Mm³ foram dispostos para Cava de Feijão e 7.6 Mm³ estão em áreas temporárias. Ainda, cerca de 150 mil m³ de rejeitos foram removidos por dragagem".

No âmbito dos Estudos de Risco à Saúde Humana e Risco Ecológico (ERSHRE), houve a conclusão da etapa de levantamento de preocupações das comunidades nos tópicos relativos à saúde humana. A próxima fase corresponde às coletas e análises de amostras da água, do solo, de sedimentos, de vegetação, de poeira e de alimentos.

Quanto ao diagnóstico de danos sobre o meio biótico, foram realizadas campanhas de análise em quatro espécies de peixes em diferentes pontos da calha para avaliar a bioacumulação de metais. O projeto de monitoramento da biodiversidade aquática segue continuamente sendo atualizado.

Para fauna terrestre foram realizados trabalhos de resgate, atendimentos, reintroduções na natureza, encaminhamentos para instituições conservacionistas e abrigamento na Fazenda Bom Retiro.

No que se refere à flora, os dados preliminares indicam que até o momento, foram monitorados um total de 159.300 m² de áreas impactadas e examinados 41.861 espécimes da flora, incluindo plantas lenhosas, herbáceas, epífitas e briófitas.

Durante o ano de 2023, as equipes técnicas do Sisema realizaram 38 fiscalizações para monitorar o andamento das ações de recuperação. Dentre essas fiscalizações, destaca-se a visita técnica do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba nas obras de recuperação ambiental na bacia do ribeirão Ferro-Carvão, em Brumadinho.

Em termos de autuações, durante 2023 foram emitidos quatro autos de infração relativos a danos à flora, mortandade de peixes, impactos causados no fornecimento de água e o descumprimento de determinações.

Além das ações desenvolvidas e avanços relatados, registra-se a reorganização administrativa do Estado, no âmbito da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio dos decretos nº 48.706/2023 e nº 48.707/2023, de 25 de outubro. Desse modo, as ações de recuperação das bacias do Rio Paraopeba e do Rio Doce passam a ser acompanhadas pela Semad.

FONTE/CRÉDITOS: Governo do Estado de Minas Gerais
Comentários:
Marcus Macedo

Publicado por:

Marcus Macedo

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )