O Governo de Minas Gerais, por meio de uma ação conjunta entre as Secretarias de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag/MG), publicou no Diário Oficial um novo lote de nomeações do Concurso Público nº 01/2025. Ao todo, 200 candidatos aprovados foram convocados para integrar de forma efetiva o quadro de servidores da rede estadual de ensino.
A nova chamada foi dividida de maneira igualitária entre funções administrativas e pedagógicas de suporte escolar:
-
100 vagas para Assistentes Técnicos de Educação Básica (ATBs).
PublicidadePublicidade -
100 vagas para Especialistas em Educação Básica (EEBs).
Com essa atualização, o certame — que abriu um total de 13.795 vagas distribuídas entre as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e as mais de 3,4 mil escolas estaduais — atinge a marca de 7.051 servidores nomeados desde fevereiro de 2026. A meta do Estado é convocar cerca de 10 mil professores até a consolidação do cronograma.
Balanço Geral de Nomeações (Concurso 01/2025)
A distribuição das vagas preenchidas até o momento na rede estadual configura-se da seguinte forma:
| Cargo Convocado | Total de Nomeados (Acumulado) |
| Professor de Educação Básica (PEB) | 6.509 |
| Analista da Educação Básica (AEB) | 304 |
| Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) | 100 |
| Especialista em Educação Básica (EEB) | 100 |
| Técnico da Educação (TDE) | 38 |
| Total de Convocados até Junho/2026 | 7.051 |
"Estamos ampliando o quadro de servidores efetivos da rede, valorizando os profissionais da educação e fortalecendo o atendimento nas escolas em todas as regiões do estado. Nosso compromisso é seguir investindo em uma educação cada vez mais estruturada", pontuou o secretário de Estado de Educação, Gustavo Braga.
Novo Sistema Agiliza Agendamento da Perícia Médica
Para acelerar os trâmites de posse e evitar filas e gargalos administrativos, a Seplag-MG digitalizou e modernizou o fluxo de atendimento médico admissional neste ano.
Os novos nomeados não precisam mais aguardar uma convocação com data fixa. O próprio candidato pode escolher o dia, o local e o horário mais convenientes para a realização dos exames admissionais por meio do Sistema de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (Sipemso).
-
Como acessar: O link personalizado para a marcação é enviado diretamente para o e-mail cadastrado pelo candidato no ato da inscrição do concurso.
-
Logística dos Lotes: A liberação dos aprovados foi planejada de maneira estratégica, cruzando a capacidade física de atendimento das juntas médicas regionais com o calendário letivo estruturado em trimestres, minimizando impactos pedagógicos nas salas de aula.
Canal de Dúvidas: Caso o candidato encontre problemas no agendamento digital ou divergências nas clínicas credenciadas, a Seplag disponibiliza o canal de suporte oficial pelo e-mail [email protected].
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se