O Governo de Minas Gerais, em parceria com a Fundação Hemominas, inaugurou nesta quarta-feira (3/7) um novo Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Esta é a 14ª unidade de coleta de sangue instalada no estado, e a terceira inaugurada nesta semana, após São Sebastião do Paraíso, Formiga e Paracatu.
Os postos de coleta desempenham um papel crucial na manutenção dos estoques de sangue da Rede Hemominas, que atende mais de 90% das demandas transfusionais do estado, incluindo emergências, cirurgias eletivas e pacientes com doenças hematológicas.
A inauguração do Pace em Nova Lima reflete os esforços do governo em fortalecer a doação de sangue e promover a doação voluntária. O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, destacou a importância do ato na cerimônia de inauguração: "Dentro das nossas políticas públicas, a doação de sangue talvez seja a melhor expressão de cidadania, porque ela depende da adesão física e comprometida do doador para que funcione."
Estrutura e Parcerias
Os Paces funcionam através de parcerias entre a Hemominas e as prefeituras e secretarias de Saúde dos municípios com mais de 50 mil habitantes. Enquanto o município arca com os custos da obra e do mobiliário, a contrapartida da Fundação Hemominas para o Pace de Nova Lima foi de R$ 340 mil em equipamentos.
A unidade de Nova Lima funcionará inicialmente às quartas-feiras, das 7h às 12h, com previsão de expansão do atendimento para mais um dia na semana. Cada unidade Pace tem capacidade para atender até 60 doadores por dia e, em alguns casos, também coleta amostras para o cadastramento de doadores de medula óssea.
O fortalecimento da rede de postos de coleta visa facilitar o acesso dos doadores às unidades, garantindo níveis seguros nos estoques de sangue e ampliando o suporte para a população de Minas Gerais.