O Governo de Minas Gerais assinou, nesta terça-feira (4/6), um Memorando de Entendimento com a Embaixada da França no Brasil, com o objetivo de fortalecer a agenda climática no estado. Esse acordo visa alcançar a neutralidade de emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) e promover a adaptação e resiliência do território mineiro às mudanças climáticas.
A assinatura do memorando ocorreu durante a Semana do Meio Ambiente, organizada pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). O evento contou com a presença do governador Romeu Zema, do vice-governador Professor Mateus, e da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo.
Além do acordo, foi apresentada a atualização do Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática (IMVC), uma ferramenta de apoio aos municípios para o desenvolvimento de ações de adaptação territorial. Essa parceria com a França é um desdobramento das cooperações anteriores com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), retomadas em 2022, e representa um esforço contínuo do estado em intensificar suas ações referentes à agenda climática, contando com a colaboração de parceiros nacionais e internacionais.