Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Governo de Minas apresenta ao setor florestal ações para o desenvolvimento da economia verde

Estado tem a maior área cultivada de florestas plantadas e ocupa a liderança na geração de energia fotovoltaica

Redação
Por Redação
Governo de Minas apresenta ao setor florestal ações para o desenvolvimento da economia verde
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (3/8), em Belo Horizonte, da abertura do Timber Talks, evento destinado a debater economia verde, ESG e estratégias de carbono. De acordo com o governador, Minas lidera, no Brasil, o desenvolvimento da economia verde por meio de políticas públicas bem definidas.

“Estamos entrando numa nova era. Essa preocupação com o carbono passa a ser uma exigência mundial. O Brasil está muito bem posicionado em termos de área, insolação e recursos. Em Minas Gerais temos feito tudo que é possível para que o Estado surfe na onda da transição energética, gerando bem-estar para os 20 milhões de mineiros”, explicou.

Zema ressaltou que o Governo de Minas está atento às mudanças. Ele lembrou que Minas foi primeiro estado da América Latina a aderir à campanha Race to Zero, iniciativa global para neutralizar emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.

Publicidade

Leia Também:

Em 2021, o governador e a embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq, renovaram o acordo para impulsionar o desenvolvimento verde em Minas. A ideia é que com a ajuda de Minas o mundo reduza as emissões em 50% até 2030, conforme o Relatório Especial do IPCC sobre o Aquecimento Global de 1,5°.

Em 2022, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) iniciou a elaboração do Plano Estadual de Ação Climática, que define ações e metas de redução de emissões.

Energia limpa

Geração de energia limpa foi outro destaque apresentados pelo governador. Minas Gerais atingiu o marco histórico de 6 Gigawatt (GW) de geração de energia fotovoltaica em operação em junho.

O resultado alcançado consolida Minas como gerador de cerca de um quinto da energia solar produzida em todo o país, de acordo com o levantamento da Aneel. Hoje, os 853 municípios de Minas têm módulos fotovoltaicos geradores de energia solar.

De acordo com Zema, todas as iniciativas implementadas em Minas no processo de descarbonização atraem investimentos e geram empregos. “Melhoria de vida. É isso que queremos para o mineiro”, afirmou.

Floresta plantada

O governador também mencionou a importância das florestas plantadas para o sequestro de carbono. Minas possui a maior área cultivada de florestas plantadas do Brasil, totalizando 2,3 milhões de hectares de florestas cultivadas, presentes em mais de 803 municípios. O setor conserva mais de 1,3 milhão de hectares de vegetação nativa.

Minas também é líder global de produção e consumo de carvão vegetal de origem plantada, insumo energético renovável que, utilizado na metalurgia, produz aço, ferroligas e ferro gusa verdes.

“Por meio das nossas florestas certificadas provaremos ao mundo que vários itens produzidos tendo a biomassa como insumo são verdes e, com isso, terão maior valor agregado. O fator preço não está sendo suficiente. As pessoas perguntam quanto custa e quanto poluiu. Estamos criando em Minas toda essa cultura e aparato legal para que continuemos nos destacando”, disse.

O Timber Talks foi realizado pela Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif), entidade que reúne as 23 maiores empresas de base florestal de Minas Gerais.

 

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )