Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Política

Governadores do Sul e Sudeste debatem sobre ações conjuntas em Segurança Pública e Meio Ambiente no Cosud

No segundo dia do Cosud em SP, chefes do Executivo defendem medidas integradas em ambas as áreas

Carlos Aquino
Por Carlos Aquino
/ 130 acessos
Governadores do Sul e Sudeste debatem sobre ações conjuntas em Segurança Pública e Meio Ambiente no Cosud
Gil Leonardi / Imprensa MG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta sexta-feira (20), o governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus participaram do segundo dia da 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), sediado na cidade de São Paulo. Líderes dos sete estados que compõem o consórcio se envolveram em Grupos de Trabalho (GTs) focados em Segurança Pública e Meio Ambiente, onde discutiram a implementação de ações coordenadas nessas áreas. As conclusões dessas discussões serão apresentadas na forma de uma carta de intenções ao término do evento.

A edição atual do Cosud concentra-se na elaboração do Tratado da Mata Atlântica e na criação de corredores ecológicos regionais. Além disso, os governadores têm como foco combater o desmatamento ilegal e promover a descarbonização nas regiões Sul e Sudeste. O fortalecimento da segurança pública no combate ao crime organizado é outra prioridade, com ênfase no compartilhamento de estratégias, tecnologias, metodologias e informações bem-sucedidas de cada estado.

Além dessas áreas temáticas, outros grupos de trabalho estão trabalhando em ações conjuntas, incluindo Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Educação e Desenvolvimento Econômico.

Leia Também:

Segurança Pública

O primeiro GT, que contou com a participação dos governadores, se concentrou em Segurança Pública. Durante essa sessão, os representantes dos estados apresentaram propostas para fortalecer o combate ao crime organizado por meio de ações implementadas pelas forças de segurança.

“Na segurança pública, houve uma definição de que faremos uma luta em prol de mudanças na legislação para que possamos combater com mais eficácia o crime organizado. Mesmo os estados do Sul e do Sudeste estando entre os mais seguros do país, nós queremos muito mais. E o crime organizado vai ter, a partir de agora, muito mais trabalho, porque estaremos atuando em conjunto, de maneira coordenada, para combatê-los”, destacou o governador Romeu Zema.

O secretário adjunto de Estado de Segurança Pública de Minas, coronel Edgard Estevo, enfatizou o objetivo de construir um sistema de segurança pública de alta qualidade, destacando que a segurança é fundamental para garantir saúde, educação e desenvolvimento econômico. “É uma pauta essencial para todos os estados. O GT está discutindo assuntos importantes, como integração e compartilhamento de dados e a formação de um gabinete integrado que possa reunir uma governança colegiada de segurança pública para todos esses estados”, disse.

Meio Ambiente

O outro grupo, com a presença dos governadores, se voltou para questões ambientais, sendo a principal pauta o desenvolvimento de um programa de plantação de árvores nos estados, com o objetivo de atingir um bilhão de mudas plantadas nas sete unidades federativas nos próximos dez anos.

O vice-governador Professor Mateus salientou que essa ação contribuirá para a preservação da Mata Atlântica. “A meta é garantir o plantio de cem milhões de árvores nos sete estados ao longo do mandato dos atuais governadores, e também o compromisso de, com isso, formar corredores verdes para que a gente tenha também uma recuperação da fauna e da flora", destacou.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília de Melo, enfatizou a importância da criação de um corredor ecológico de Mata Atlântica entre os estados Sul e Sudeste, destacando a restauração florestal, o plantio de mudas e o uso de tecnologias de monitoramento da cobertura vegetal como medidas essenciais para garantir a conservação desse ecossistema.

 

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.

Comentários:
Carlos Aquino

Publicado por:

Carlos Aquino

Cursando Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )