Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Governador participa de cerimônia que contempla municípios com melhores índices de vacinação

Selo Bora Vacinar, idealizado pelo Ministério Público de Minas Gerais, foi distribuído a 286 prefeituras mineiras que se destacaram nas metas de imunização

Redação
Por Redação
Governador participa de cerimônia que contempla municípios com melhores índices de vacinação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo de Minas e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) distribuíram, nesta quarta-feira (19/4), o selo de Reconhecimento Bora Vacinar. Na oportunidade, prefeitos de 286 cidades mineiras receberam a certificação, por terem alcançado as metas de vacinação instituídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2022. 

O governador Romeu Zema participou da entrega dos selos e enfatizou o papel dos gestores públicos no papel que lhes cabe para aumentar os índices de vacinação.

“Sou muito favorável ao diálogo e à conscientização. É dessa forma que vamos fazer melhorias consistentes, mostrando sempre que a ciência deve prevalecer”, disse, ressaltando o trabalho feito pelas prefeituras para ampliar a imunização. “Cabe a nós, gestores públicos, fazer o que está ao nosso alcance. Teremos avanços trabalhando juntos: estados, municípios e União”, avaliou Romeu Zema.

Leia Também:

Certificação

O selo Bora Vacinar tem como objetivo estimular ações municipais de incentivo à vacinação para combater doenças imunopreveníveis e evitar a ocorrência de novas epidemias e o retorno de doenças já erradicadas. 

As vacinas são voltadas para o combate a BCG, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningocócica Conj. C, Pentavalente, Poliomielite VIP, Febre Amarela, Tríplice viral - D2, Poliomielite VOP, DTP, Varicela e Hepatite A.

No auditório da Faculdade de Medicina da UFMG, em Belo Horizonte, a distribuição dos 286 selos seguiu a divisão em duas categorias: Prata e Ouro.

Receberam o selo Prata 269 municípios que atingiram as metas de dez a 13 vacinas, das 14 avaliadas destinadas às crianças de até 2 anos pelo PNI. Já o certificado Ouro foi entregue para 67 cidades que atingiram as metas de cobertura de todas as 14 vacinas no ano de 2022.

“Nosso carro-chefe nessa política foi uma busca ativa, não apenas aguardando as pessoas virem aos postos de saúde, o que é importante diante da dificuldade que as pessoas têm em se locomover até a unidade. Nossa equipe foi muito bem e não mediu esforços”, relatou Oximane Peixoto Bomfim, prefeito de Salto da Divisa, na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O município é o mais distante da capital Belo Horizonte, a mais de 800 quilômetros.

Os certificados foram entregues aos prefeitos pelo secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), André Luiz dos Anjos, e pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares, idealizador da iniciativa Bora Vacinar. 

“Trata-se de uma proposta de atuação conjunta para contribuir para a solução de um problema da maior gravidade para a sociedade brasileira e mineira, que é a queda das coberturas vacinais. Há poucos anos, as vacinas eram reconhecidas como uma importante conquista civilizatória, responsável por evitar doenças graves, que podem ser prevenidas com o uso de uma medida profilática, segura e eficiente ”, ponderou o procurador-geral de Justiça do MPMG. 

Resgatar a eficiência das medidas de imunização também é o que norteia o papel do governo, conforme sinalização do secretário adjunto da SES-MG. 

“Fazer uma parceria para promover a vacinação significa voltarmos aos índices que observamos no Brasil e em Minas há vários anos. Nosso objetivo é sermos capazes de erradicar doenças preveníveis e nosso Planejamento Estratégico, lançado há duas semanas, tem como uma das metas alcançar o maior nível histórico de vacinação até 2026”, reforçou. 

Os resultados da colaboração entre SES-MG e MPMG na promoção da saúde no estado também foram lembrados pelo gestor. 

“Essa parceria tem gerado muitos frutos positivos, como o acordo para o pagamento de dívidas de saúde acumuladas desde 2009, e a condução de Minas durante a pandemia, quando registramos o menor índice de óbitos por covid-19 entre os estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil”, pontuou André Luiz dos Anjos.

 

 

 

...

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )