nobeta

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 20 de Abril de 2025
rcwtv
rcwtv

Justiça

Diálogo e Justiça: MP Itinerante discute impactos da mineração e barragens na Zona da Mata

Iniciativa passou por quatro municípios, ouvindo comunidades e debatendo medidas de reparação social e econômica

Cristiane Oliveira
Por Cristiane Oliveira
Diálogo e Justiça: MP Itinerante discute impactos da mineração e barragens na Zona da Mata
MPMG
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) promoveu mais uma edição do MP Itinerante, levando discussões sobre os impactos socioambientais de grandes empreendimentos para Laranjal, Rosário da Limeira, Miradouro e Vieiras, na Zona da Mata mineira. Durante o evento, comunidades afetadas por hidrelétricas e atividades mineradoras relataram dificuldades e cobraram soluções para os desafios enfrentados.

Nos encontros, que ocorreram entre 18 e 21 de março, os moradores expuseram preocupações sobre os efeitos da instalação de barragens e da exploração de bauxita na região. Questões como desestruturação econômica, impacto ambiental e insegurança para populações tradicionais foram debatidas com representantes do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça para Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Social (CAO-Cimos).

Publicidade

Leia Também:

Desafios enfrentados pelas comunidades

Em Laranjal, pescadores e agricultores familiares relataram as dificuldades surgidas após a instalação de uma usina hidrelétrica na região, que alterou a dinâmica econômica e social das comunidades ribeirinhas. Os projetos de compensação inicialmente implementados perderam força ao longo dos anos, resultando na fragilidade financeira dos moradores.

Já em Rosário da Limeira, o avanço das licenças ambientais para exploração da bauxita gerou apreensão. Os habitantes denunciaram abordagens individuais de empresas interessadas na mineração, o que, segundo eles, dificulta negociações coletivas e fragiliza a comunidade. Além disso, o temor pelo impacto ambiental e pela descaracterização do modo de vida local também foi levantado.

Em Miradouro, uma denúncia sobre o início da construção de uma barragem para geração de energia hidroelétrica chamou atenção. O impacto na vazão do rio e os riscos para atividades econômicas, como o turismo e a agricultura, foram as principais preocupações levadas ao Ministério Público.

MP Itinerante aproxima instituições e população

A historiadora e assessora do MPMG, Marcella Nunes, destacou a importância do diálogo aberto entre as comunidades e as instituições públicas. Segundo ela, as demandas apresentadas serão analisadas para que soluções sejam buscadas. O promotor de Justiça Pedro Henrique Alvim reforçou o compromisso do MP em acompanhar de perto os empreendimentos que possam gerar impactos socioeconômicos e ambientais na região.

O MP Itinerante, que já passou por diversas cidades mineiras, seguirá promovendo encontros ao longo de 2025, ampliando o alcance das ações e incentivando a participação cidadã na defesa de direitos.

Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.

Cristiane Oliveira

Publicado por:

Cristiane Oliveira

Técnica em Administração e estudante do 7º período de Jornalismo na Uniasselvi.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )