Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 14 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Cultura e Entretenimento

Dia Nacional da Cachaça: seminário apresentará novas tecnologias ao produtor mineiro

Inscrições abertas para evento que será realizado de 21 a 23/9, em Lavras

Waleska Saraiva
Por Waleska Saraiva
/ 177 acessos
Dia Nacional da Cachaça: seminário apresentará novas tecnologias ao produtor mineiro
Diego Vargas/Seapa
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No Dia Nacional da Cachaça, celebrado nesta quarta-feira (13/9), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) lança o V Seminário Mineiro de Cachaça de Alambique. 

O evento será realizado entre 21 e 23/9, em Lavras, na região do Campo das Vertentes, junto ao I Simpósio Brasileiro de Cachaça de Alambique (I SBCA). 

Os encontros são promovidos em parceria entre Seapa e Universidade Federal de Lavras (Ufla). 

Em torno do tema “Cachaça, 500 anos de história: um legado de uma matriz complexa, envolvendo equilíbrio entre cultura e pesquisa”, as atividades são presenciais e ocorrem no Parque Tecnológico da Ufla. Toda a cadeia produtiva e de valor do destilado está convidada a participar. As inscrições vão até 21/9, por meio deste link.  

Programação

A programação inclui minicursos com temas como legislação, manejo da cana-de-açúcar, preparo e harmonização de blends, análise sensorial e selo de indicação geográfica, entre outros, além de conferências sobre comercialização e divulgação da cachaça, armazenamento e envelhecimento da bebida, mesas redondas, momentos para negócios e mais. Confira a programação completa aqui.  

Diretora de Comercialização e Mercados da Seapa, Jaqueline de Fátima Santos explica que a junção dos eventos tem o objetivo de agregar conhecimentos e pessoas. “A Universidade Federal de Lavras trabalha com cachaça há muitos anos e trazer os produtores para a academia é importante para que eles sejam apresentados a novas tecnologias e assuntos da atualidade. O formato presencial proporcionará maior interação entre quem produz, pesquisadores, alunos e aqueles que já são referência no setor”, afirma. 

Cachaça em Minas 

Conforme dados do Anuário da Cachaça 2021, publicado pelo Ministério da Agricultura em 2022, a cada três municípios que produzem a bebida no país, um é mineiro. O estado é o principal produtor nacional de cachaça de alambique, com mais de 350 cachaçarias e cerca de 2,2 mil marcas. 

A cidade brasileira com o maior número de estabelecimentos produtores é Salinas, no Norte de Minas, somando 16. Já Córrego Fundo, na região Sudoeste do estado, ostenta o título de maior densidade cachaceira municipal no Brasil, com 643 habitantes para cada empreendimento de cachaça. 

De janeiro a julho de 2023, as exportações da cachaça de Minas somaram receita de US$ 1,2 milhão e 221 toneladas embarcadas, o que representa um crescimento de 5,5% no valor e 12,9% no volume, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). Os principais compradores do destilado mineiro no intervalo foram Uruguai, Itália e Estados Unidos. 

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Leia Também:

Acesse o nosso site 

https://www.rcwtv.com.br/

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

FONTE/CRÉDITOS: SECOM - Superintendência de Imprensa
Comentários:
Waleska Saraiva

Publicado por:

Waleska Saraiva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )