Nesta quarta-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o programa TV MP Entrevista do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) dedica sua edição à compreensão e à informação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A terapeuta ocupacional Fernanda Reis Cardoso e a fonoaudióloga Enila Bicalho, convidadas do programa, esclarecem que o autismo não é uma doença, mas sim uma alteração no desenvolvimento neurológico que influencia a forma como indivíduos interagem com o mundo e com outras pessoas.
As especialistas explicam que o TEA se manifesta de maneira diversa em cada indivíduo, originando o conceito de "espectro autista". "Com esse jeito diferente de processar informações, [a pessoa com autismo] vai interagir com o mundo de forma diferente, vai ter alterações no comportamento, interesses mais restritos, alguns padrões mais repetitivos", detalha Enila Bicalho. Essa variedade de sintomas e níveis de intensidade permite que algumas pessoas no espectro desenvolvam habilidades notáveis em áreas como matemática, artes, memória e criatividade.
Para um diagnóstico precoce, Fernanda Reis Cardoso aponta para alguns sinais de alerta: "As principais habilidades que encontramos alteradas são as habilidades comunicativas verbal e não verbal, atraso na linguagem, dificuldade em apontar, dificuldade em interagir com outros pares". Ela também observa que crianças no espectro podem preferir brincar sozinhas, com um brincar menos funcional e repetitivo. Contudo, a terapeuta ocupacional ressalta a importância de buscar avaliação profissional multidisciplinar ao identificar esses sinais, independentemente do desenvolvimento de outras habilidades.
O programa, disponível no canal do Youtube da TV MP, também aborda as formas de intervenção que podem garantir uma melhor qualidade de vida para pessoas com TEA. Fernanda Cardoso explica como a terapia ocupacional pode auxiliar no tratamento da hipersensibilidade sensorial, comum em autistas que se incomodam com ambientes ruidosos. Já Enila Bicalho destaca o papel da fonoaudiologia no estímulo à interação social e no desenvolvimento da linguagem em casos de atraso na comunicação.
As profissionais também comentam sobre o crescente número de diagnósticos de TEA em diversas faixas etárias, citando dados do CDC dos Estados Unidos que estimam 1 caso em cada 36 crianças de 8 anos. No Brasil, a inclusão de uma pergunta sobre autismo no Censo de 2022 representa um avanço para a obtenção de dados nacionais mais precisos.
A edição especial do TV MP Entrevista reforça a importância do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, em consonância com o Dia Nacional do Transtorno do Espectro Autista (instituído pela Lei nº 13.652/2018). A data visa aumentar a conscientização sobre o autismo, promover a inclusão e combater o preconceito contra pessoas com TEA.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.