Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 18 de Junho de 2024
rcwtv
rcwtv

Economia

Dia do apicultor é comemorado com boas perspectivas e muitos desafios

Data é comemorada no dia 22 de maio

Redação
Por Redação
/ 60 acessos
Dia do apicultor é comemorado com boas perspectivas e muitos desafios
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No dia 22 de maio é comemorado o dia do apicultor. A atividade está presente em todo o estado de Minas Gerais e, nos últimos anos, conquistou novos mercados com exportações para vários países.

Em 2023, a produção média de mel foi de 7,11 mil toneladas em Minas Gerais, segundo a Emater-MG. No estado, a agricultura familiar é responsável por cerca de 80% da produção de mel e aproximadamente 70% da produção de própolis.

Mas embora seja uma atividade rentável, os apicultores enfrentam várias dificuldades como a desorganização da cadeia produtiva, sazonalidade da demanda e ainda o trabalho com as abelhas, que exige capacitação e frequentemente ocasionam ferroadas.

Leia Também:

A coordenadora Estadual de Pequenos Animais da Emater-MG, Márcia Portugal Santana, comenta que a apicultura tem crescido em todas as regiões mineiras. De acordo com ela, o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha concentram a maior produção de mel do estado.

Em 2022, a Emater-MG realizou 6.250 atendimentos no segmento de apicultura, beneficiando 4.843 apicultores. Além disso, ela oferece uma série de ações e assistência técnica aos apicultores, tanto para associações e cooperativas quanto para produtores individuais. 

Essas ações incluem capacitações, fortalecimento da cadeia apícola, divulgação, e acompanhamento do processo de certificação no Programa Certifica Minas Mel, em parceria com o IMA.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )