No dia 22 de maio é comemorado o dia do apicultor. A atividade está presente em todo o estado de Minas Gerais e, nos últimos anos, conquistou novos mercados com exportações para vários países.
Em 2023, a produção média de mel foi de 7,11 mil toneladas em Minas Gerais, segundo a Emater-MG. No estado, a agricultura familiar é responsável por cerca de 80% da produção de mel e aproximadamente 70% da produção de própolis.
Mas embora seja uma atividade rentável, os apicultores enfrentam várias dificuldades como a desorganização da cadeia produtiva, sazonalidade da demanda e ainda o trabalho com as abelhas, que exige capacitação e frequentemente ocasionam ferroadas.
A coordenadora Estadual de Pequenos Animais da Emater-MG, Márcia Portugal Santana, comenta que a apicultura tem crescido em todas as regiões mineiras. De acordo com ela, o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha concentram a maior produção de mel do estado.
Em 2022, a Emater-MG realizou 6.250 atendimentos no segmento de apicultura, beneficiando 4.843 apicultores. Além disso, ela oferece uma série de ações e assistência técnica aos apicultores, tanto para associações e cooperativas quanto para produtores individuais.
Essas ações incluem capacitações, fortalecimento da cadeia apícola, divulgação, e acompanhamento do processo de certificação no Programa Certifica Minas Mel, em parceria com o IMA.
Comentários: