RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região - noticias , juiz de fora , rcwtv

Notícias Cultura e Entretenimento

Cultura e Turismo inicia projeto para transformar o Clube da Esquina em Patrimônio Imaterial de Minas Gerais

O grupo é um dos mais relevantes no cenário nacional, sendo responsável por cantar as belezas de Minas em diferentes melodias e composições.

Cultura e Turismo inicia projeto para transformar o Clube da Esquina em Patrimônio Imaterial de Minas Gerais
Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Para celebrar o ano da Mineiridade, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), vai exaltar as manifestações artísticas e as tradições que tornam a cultura mineira uma identidade única e diversa de nosso povo. E uma dessas ações consiste em um projeto para conferir à obra do Clube da Esquina o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais.

O início do projeto, reunindo informações relevantes sobre o trabalho do Clube da Esquina ao longo dos anos, ficará a cargo do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), que em breve dará início ao inventário. O Clube da Esquina completa 50 anos de história em 2022. O grupo é um dos mais relevantes no cenário nacional, sendo responsável por cantar as belezas de Minas em diferentes melodias e composições.

De acordo com o secretário de estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o objetivo desse projeto é evidenciar e perpetuar a vasta produção do Clube da Esquina. “No ano da Mineiridade efetivar a obra do Clube da Esquina como originalidade da criação artística do estado é o primeiro passo para o reconhecimento administrativo pela UNESCO. Porém, tal como nosso barroco único, nossa modernidade síntese de brasilidade”, destaca Oliveira.

O secretário também complementa que essa iniciativa exaltará a arte, a cultura, a história e o sentimento de orgulho do povo mineiro. “Os grandes do Clube da Esquina são eternos. Gênios de singularidade que transcende países, nações e certamente, a eternidade. Patrimônio Cultural da Mineiridade e sua grande expressão, é marca indenitária da nossa cultura montanhesa, leve e de afeto profundo: mineiríssima e mundial e aos gênios de sua criação, a gratidão do povo mineiro”, conclui.

FONTE/CRÉDITOS: SECULT Minas Gerais

Todas as publicações e comentários são de total responsabilidade dos autores. As opiniões emitidas não representam o posicionamento da RCWTV. Nosso portal reserva-se o direito de moderar todo o conteúdo expresso, incluindo exclusão de mensagens desrespeitosas, xingamentos, insultos a seus colaboradores e agressões. Caso encontre algum conteúdo que viole nossos termos, denuncie ou entre em contato conosco!

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!