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Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
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Marketing Digital

Crescimento orgânico: maximizando seu alcance nas redes

Crescimento orgânico é o resultado que uma empresa obtém ao investir em estratégias orgânicas na internet.

Guia de Investimento
Por Guia de Investimento
Crescimento orgânico: maximizando seu alcance nas redes
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Crescimento orgânico: maximizando seu alcance nas redes

Crescimento orgânico é o resultado que uma empresa obtém ao investir em estratégias orgânicas na internet. Para entender seu conceito, primeiro é necessário saber o que é estratégia orgânica.

Hoje em dia, uma das principais ações de marketing digital é o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de práticas que tem como objetivo utilizar o conteúdo e as páginas de uma empresa para que apareçam bem posicionados nos buscadores.

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Para funcionar, é necessário fazer um planejamento para definir palavras-chave que serão usadas no conteúdo, além de outras otimizações compatíveis com as exigências dos algoritmos dos mecanismos de busca, como o Google.

Os materiais ricos criados pela organização podem ter formato de publicação em blog, descrição de produtos no site de vendas, infoprodutos, vídeos, infográficos, e-books, entre outros.

O objetivo dessas ações é atrair os usuários naturalmente para os canais da empresa, e embora demore mais tempo para fazer efeito, são mais baratas e duradouras do que os anúncios pagos.

Com isso, a empresa vai atrair visitantes orgânicos e obter crescimento orgânico na internet. Mas para alcançar esse resultado, a marca precisa conhecer alguns tópicos importantes.

Este artigo vai esclarecê-los explicando o que é crescimento inorgânico, se é melhor crescer organicamente ou por aquisições, diferenças entre o orgânico e o inorgânico, mostrar a importância do marketing orgânico e como aumentar o alcance nas redes sociais.

O que é crescimento inorgânico?

O crescimento orgânico acontece no dia a dia, por meio das estratégias orgânicas da empresa, pelos negócios que ela oferece e de acordo com a realidade do mercado.

Por outro lado, o crescimento inorgânico é quando a companhia se une a outras organizações e trabalha por meio de operações que são maiores do que as partes separadas.

Isso significa que uma confecção de camisetas personalizadas para eventos de empresas vai crescer por meio de uma união societária e não apenas por meio de seus negócios habituais.

Crescer organicamente ou por aquisições?

Uma empresa pode crescer por meio de aquisições, ou seja, quando ela compra outras organizações para incorporar em sua estrutura. Para isso, precisa adquirir:

Equipes;

Patentes;

Licença;

Marcas;

Canais;

Conhecimento.

Esse tipo de crescimento é mais rápido do que o crescimento orgânico, que trata de um processo de expansão natural, por meio da estrutura do negócio. Mas ao comprar outras empresas, a força de negociação com os fornecedores aumenta consideravelmente.

Outra vantagem é a possibilidade de ganhar o mercado, com base na abrangência da corporação adquirida, principalmente quando se trata de um concorrente.

Para uma empresa especializada em organização de festas, é uma forma de entrar em novos mercados de maneira mais consolidada, aproveitando as oportunidades e diversificando os riscos.

Por outro lado, o crescimento orgânico, também conhecido como natural, é quando a empresa investe em esforços para se expandir. Costuma ser uma alternativa barata, mas muito mais lenta do que a aquisição.

O empreendedor consegue controlar melhor os processos porque o ritmo de crescimento depende dele. Também não precisa vivenciar os desafios de integrar marcas ou equipes, isentando o crescimento orgânico dos problemas que isso pode trazer.

Mas é muito importante estar atento porque a má administração dos custos desse crescimento podem comprometer a companhia, além de poder gerar consequências diferentes em cada segmento.

Por exemplo, para expandir uma loja, é necessário aumentar a equipe e oferecer atendimento qualificado, mas não é fácil achar o perfil certo de profissionais.

Desse modo, para decidir entre crescimento orgânico ou por aquisição, o empreendedor precisa levar em conta diferentes aspectos.

Diferenças entre crescimento orgânico e inorgânico

As operações da própria empresa podem proporcionar o crescimento orgânico, mas é necessário acompanhar relatórios de ganhos para saber como está, de fato, o crescimento das vendas e das receitas internas.

Se um canil especializado em hand stripping golden retriever cresce organicamente com consistência e força, é provável que tenha um plano de negócios sólido e bem executado.

Só que é difícil para muitas organizações conseguir um crescimento rápido com base apenas em suas operações internas, assim como também é complicado responder rapidamente às demandas do mercado e preferências do consumidor.

Na outra ponta está o crescimento inorgânico, por meio da aquisição de outros negócios que pode variar as linhas de produtos e atender as condições do mercado.

As aquisições não são isentas de seus riscos, pois envolvem muito trabalho e despesas para fazer a integração entre duas ou mais companhias.

Não faltam histórias sobre aquisições de alto perfil, mas que acabaram culminando no fechamento da empresa adquirida, portanto, esses aspectos também devem ser considerados.

Importância do marketing orgânico

Elaborar uma boa estratégia de marketing e saber direcionar conteúdos de qualidade são práticas que geram credibilidade e conseguem alavancar as estratégias de SEO.

Assim como no caso de muitas outras empresas, uma escola que oferece curso completo de micro pintura tem como objetivo ser alavancada nos mecanismos de busca. Para alcançar esse propósito, começa a investir em estratégias de marketing.

Atualmente, existem inúmeras possibilidades de publicidade paga e ações voltadas para o tráfego orgânico. Qualquer uma delas, quando bem estruturadas, trazem resultados de curto, médio e longo prazos.

O que acontece é que investir em marketing orgânico faz toda a diferença para os negócios, principalmente porque, em breve, os buscadores vão atuar sem cookies.

Diante disso, os profissionais de marketing terão que trabalhar sem acessar dados de terceiros. Isso reforça ainda mais a necessidade do marketing orgânico para gerar tráfego, obter crescimento contínuo e aumentar a receita.

Conquistar leads por meio da mídia paga não é difícil, porém, gerar leads qualificados é uma estratégia mais complexa. O negócio precisa conhecer muito bem seu público e produzir materiais personalizados que promovem a marca e educam o consumidor.

Além do mais, um fabricante de pele de vidro espelhado só vai estabelecer um bom relacionamento com o público se tiver uma boa estratégia de marketing e souber posicionar sua marca, destacando sua competência e seu reconhecimento.

O marketing orgânico consegue falar diretamente com os potenciais clientes, e isso aumenta a credibilidade e o valor do negócio, destacando qualidades importantes para quem compra.

Como melhorar o alcance nas redes sociais?

Ter um bom alcance nas redes sociais é fundamental para que a empresa consiga impactar o público-alvo, construir bons relacionamentos com os seguidores e impulsionar o engajamento.

Por meio de um alcance maior, o negócio também consegue aumentar seus seguidores e as chances de gerar leads e vendas.

Para alcançar esses propósitos, a companhia pode investir em várias estratégias voltadas para as redes sociais. Uma clínica especializada em reabilitação para idosos viciados em álcool, por exemplo, pode fazer parcerias com influenciadores.

Também conhecidos como influencers, são usuários e pessoas comuns que possuem uma grande quantidade de seguidores e conseguem influenciar as decisões de compra.

Para fazer esse tipo de parceria, a marca pode oferecer descontos em seus produtos e serviços ou até mesmo uma compensação monetária, em troca de sua promoção.

Uma alternativa é aproveitar o conteúdo gerado pelo cliente, pois isso mostra a lealdade dos consumidores e aumenta o engajamento. A empresa pode pedir para as pessoas publicarem fotografias com os produtos e recompensá-las com descontos.

Os concursos e giveaways são estratégias que também aumentam o engajamento e o alcance da empresa. Para trabalhar com elas, um fabricante de tinta para quarto infantil pode pedir para os seguidores publicarem uma fotografia.

Junto com a foto, eles podem acrescentar um comentário ou uma hashtag para participar e concorrer a prêmios interessantes.

Para alimentar o perfil da empresa nas redes sociais, é imprescindível investir em conteúdo relevante e que aborde assuntos realmente interessantes para os seguidores.

É um engano e um erro achar que o perfil da marca deve compartilhar apenas anúncios pagos. Para trabalhar esses canais organicamente, é necessário compartilhar informações.

A empresa deve investir tempo para pesquisar tópicos e tendências de seu setor, e com isso desenvolver conteúdos onde os seguidores possam se relacionar.

Uma oficina mecânica especializada em airbag frontal também deve ser consistente, pois isso aumenta o alcance nas redes sociais e mostra para as pessoas que o negócio está ativo nesses canais.

Para alcançar a consistência, é necessário publicar regularmente e seguir uma estratégia de conteúdo que vai manter o engajamento com os seguidores. Que se lembre, aqui, que esses materiais precisam ser relevantes e verdadeiros.

Considerações finais

Conquistar crescimento orgânico na internet é muito importante para que o negócio, seja qual for seu segmento de atuação, tenha um bom alcance.

Oferecer materiais interessantes para o público, capazes de manter as pessoas informadas, é a melhor forma de expandir a atuação da empresa.

Hoje em dia, a internet é primordial para o crescimento de qualquer negócio, principalmente para aqueles que querem investir em crescimento orgânico.

Reunir esforços na web e em suas melhores plataformas, como as redes sociais, vai facilitar esse processo e trazer resultados surpreendentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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