06 de setembro de 2024 – Praticar esportes na infância e adolescência gera benefícios duradouros para o coração, mesmo que a pessoa não continue fisicamente ativa na fase adulta. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), que acompanhou 242 pessoas em torno de 40 anos, moradoras de Santo Anastácio, interior de São Paulo.
Os resultados, publicados na revista Sports Medicine Open, mostram que a prática de esportes na juventude melhora a modulação autonômica cardíaca – o controle da frequência cardíaca pelo sistema nervoso autônomo. Esse controle é um indicador importante de saúde cardiovascular e de risco de mortalidade.
De acordo com Diego Christofaro, professor da Unesp e líder do estudo, os pesquisadores conseguiram separar os benefícios causados pela prática de esportes na infância dos benefícios de se manter ativo na vida adulta. “É como se o exercício físico funcionasse como uma poupança para ser usada ao longo da vida. Os benefícios para o coração parecem ser permanentes”, explicou Christofaro.
O sistema nervoso autônomo, que regula funções automáticas do corpo, como os batimentos do coração, é dividido em dois: o parassimpático, que desacelera os batimentos, e o simpático, que os acelera. Para uma boa saúde cardiovascular, é necessário haver equilíbrio entre esses dois sistemas.
O estudo também reforça que a prática regular de esportes na juventude ajuda o corpo a se adaptar melhor ao estresse. Essas adaptações permanecem, mesmo que a pessoa pratique menos atividades físicas na vida adulta.
Assim, o estudo destaca a importância de incentivar a prática de esportes durante a infância e a adolescência, criando uma base sólida para a saúde cardiovascular no futuro.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.
Comentários: