Aguarde, carregando...

Domingo, 30 de Agosto 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Economia

Consulta do Mdic sobre bens sustentáveis no acordo Mercosul-UE termina nesta quarta

O objetivo da iniciativa é mapear produtos com acesso preferencial ao mercado europeu e incentivar o desenvolvimento da sociobiodiversidade.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Consulta do Mdic sobre bens sustentáveis no acordo Mercosul-UE termina nesta quarta
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

A consulta pública promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) para mapear bens sustentáveis do Mercosul encerra-se nesta quarta-feira (2). A iniciativa busca selecionar produtos com potencial para receber acesso preferencial ao mercado europeu, aproveitando os benefícios previstos no recente Acordo de Livre Comércio entre o bloco sul-americano e a União Europeia.

Conduzida pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a ação visa reunir propostas relativas a itens que auxiliem na conservação, restauração e gestão sustentável de ecossistemas vulneráveis, além de florestas na região.

Quem pode participar

O processo consultivo é inteiramente aberto a múltiplos setores que desejam expandir o comércio sustentável com a Europa. Podem enviar contribuições:

Publicidade

Leia Também:

  • Setor produtivo;
  • Universidades e instituições de pesquisa;
  • Organizações da sociedade civil;
  • Representantes de cadeias produtivas;
  • Demais interessados.

A colaboração dos participantes auxiliará na identificação de cadeias produtivas e produtos da sociobiodiversidade brasileira que unem preservação ambiental a viabilidade econômica.

Possíveis benefícios

Os itens qualificados para a lista oficial do acordo poderão obter incentivos comerciais e facilidades para a inserção no mercado europeu. Na prática, a iniciativa visa destacar itens nacionais com práticas sustentáveis para assegurar vantagem competitiva e tratamento diferenciado no exterior.

Como participar

As propostas devem ser enviadas por meio da plataforma oficial Brasil Participativo até o dia 2 de setembro. O Mdic reforça que a participação social é decisiva no detalhamento da lista comercial e na criação de novas oportunidades de negócios focados na sustentabilidade.

FONTE/CRÉDITOS: Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR