Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 13 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Brasil/Mundo

Conselho de Segurança da ONU rejeita resolução feita pela Rússia a respeito de guerra entre Israel e Hamas; texto do Brasil segue em consultas

Os diplomatas brasileiros na ONU também têm uma proposta,

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
/ 103 acessos
Conselho de Segurança da ONU rejeita resolução feita pela Rússia a respeito de guerra entre Israel e Hamas; texto do Brasil segue em consultas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os representantes diplomáticos dos países que compõem o Conselho de Segurança da ONU se reuniram em Nova York, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (16) para votar em propostas de resolução sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Um texto redigido pelos representantes da Rússia foi rejeitado.

Duas propostas de texto de resolução foram redigidas:

Uma foi elaborada pela comitiva brasileira, que tem mais chance de ser aprovada, mas ainda não foi colocada em votação.

Leia Também:

A da Rússia, que já foi derrotada.

Como se sabe, no dia 7 de outubro, o Hamas invadiu o território israelense e matou cerca de 1.400 pessoas. No mesmo dia, Israel declarou guerra ao Hamas e começou a bombardear a Faixa de Gaza, um território que o Hamas controla. Os bombardeios do Exército israelense lançados em retaliação contra a Faixa de Gaza deixaram pelo menos 2.750 mortos, a maioria civis, e entre eles centenas de crianças, segundo as autoridades locais.

Fez pior com o Hamas, psicopata, já que é terrorista, e agora vão caçá-lo. Pois se não fizerem isso ele vai fazer o mesmo é uma situação sem saída. Mas que Deus dê pra Israel a vitória e o encontrem já que vai ser declarado criminoso como diz o texto que segue , caso aceitem a proposta do Brasil na ONU.

Foi assim:

A ideia do Conselho de Segurança era votar as duas propostas sobre a resolução desta guerra ainda nesta segunda-feira.

A reunião estava para começar quando a embaixadora dos Emirados Árabes pediu mais tempo para negociar os termos das resoluções a portas fechadas.

Quando os diplomatas voltaram, o texto da Rússia foi colocado em votação e foi rejeitado. Estados Unidos, Reino Unido e França, membros permanentes, votaram contra o texto russo. O resultado final foi o seguinte:

  • Cinco votos a favor;
  • Quatro contra e
  • Seis abstenções.

Texto russo não tem menção ao Hamas

A proposta da Rússia não faz nenhuma menção ao Hamas e pede um cessar-fogo humanitário --para os EUA, Israel tem direito de se defender e isso inclui a possibilidade de atacar o Hamas na Faixa de Gaza.

A representante dos EUA afirmou que o texto "dá proteção ao grupo terrorista que brutaliza civis inocentes ao não condenar o Hamas no texto da resolução".

O representante da Rússia afirmou que pelo menos eles conseguiram colocar algumas pautas em discussão.

 

As diferenças entre as duas propostas de resolução

A proposta do Brasil tem os seguintes itens:

 

Uma condenação do Hamas por seus ataques a Israel, então ele será caçado mesmo em todo lugar que for.

Sem mencionar Israel, o texto brasileiro também pede a revogação da ordem israelense para que civis e funcionários da ONU na Faixa de Gaza do Norte se desloquem para o sul de Gaza.

A proposta brasileira pede pausas humanitárias para permitir o acesso à ajuda

A proposta russa não menciona o Hamas e pede um cessar-fogo humanitário ---para os EUA, Israel tem direito de se defender e isso inclui a possibilidade de atacar o Hamas na Faixa de Gaza.

Ambas condenam a violência e hostilidades contra civis, bem como todos os atos de terrorismo, e pedem a libertação de reféns.

Acontece que a proposta russa é considerada ilegal porque o terrorismo é crime e o Hamas é declarado pela ONU, terrorista. Enquanto Israel luta por sua vida sem saída, pois o Hamas determinou que quer exterminar o povo Israelense publicamente,  e a terra de Israel pertence ao povo israelense. Veja a diferença: Hamas não quer conquistar um território que não é dele ( pois devia se conformar com o que tem) ele quer o genocídio do povo Judeu , num discurso de ódio. Espero que Israel liberte até a palestina do domínio do Hamas e seu grupo.

Aprovação no Conselho

 Para que uma resolução seja aprovada, é preciso ter os votos de pelo menos 9 dos 15 membros do Conselho de Segurança. Além disso, os membros permanentes do Conselho (Reino Unido, China, França, Rússia. A proposta brasileira

O documento do Brasil enumera 11 pontos. Entre eles:

A condenação "inequívoca dos ataques terroristas hediondos perpetrados pelo Hamas que tiveram lugar em Israel a partir de 7 de outubro de 2023 e a tomada de reféns civis";

O apelo, sem mencionar nomes, à "libertação imediata e incondicional de todos os reféns civis, exigindo a sua segurança, bem-estar e tratamento humano, em conformidade com o direito internacional";

O apelo "ao respeito e à proteção, em conformidade com o direito humanitário internacional, de todo o pessoal médico e do pessoal humanitário exclusivamente envolvido em tarefas médicas, dos seus

meios de transporte e equipamento, bem como dos hospitais e outras instalações médicas";

A decisão de "continuar envolvido na questão".

O texto não menciona medidas concretas - como uma missão de paz ou qualquer tipo de intervenção. Diz apenas apelar "a pausas humanitárias para permitir o acesso humanitário rápido, seguro e sem entraves às agências da ONU..."

No entanto, em paralelo, a diplomacia brasileira também tentará colocar em votação uma resolução determinando a criação de um corredor humanitário na Faixa de Gasa. No fim de semana, uma reunião do Conselho de Segurança para debater esse ponto não alcançou consenso

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

 

 

 
 

 

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )