Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Política

Conheça os possíveis candidatos a prefeito de Belo Horizonte nas eleições municipais de 2024

Entre os possíveis candidatos estão políticos com mandato e apresentadores de TV

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
/ 250 acessos
Conheça os possíveis candidatos a prefeito de Belo Horizonte nas eleições municipais de 2024
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
 
As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, o primeiro domingo do mês.

A 11 meses para as eleições municipais de 2024, os atores políticos de Belo Horizonte (MG) se mobilizam para articular as candidaturas à prefeitura da capital. Pela legislação eleitoral, a confirmação dos nomes dos postulantes ao cargo deve ocorrer até 5 de agosto deste ano, após as convenções partidárias.

Enquanto isso, as agremiações mineiras já lançam à disputa possíveis concorrentes. O atual prefeito, Fuad Noman (PSD), deve concorrer à reeleição. Ele possivelmente enfrentará outros adversários à direita do espectro político, como Bruno Engler (PL), ligado ao bolsonarismo, e apresentadores de TV, como Carlos Viana (Podemos), Eduardo Costa (Cidadania) e Mauro Tramonte (Republicanos).

Já à esquerda, despontam nomes como o da deputada federal Duda Salabert (PDT) e Rogério Correia (PT). No entanto, as siglas não fecharam acordo se vão ou não compor uma frente única no campo progressista para enfrentar os nomes ligados à direita. Por ora, a liderança pela preferência do eleitorado segue indefinida.  

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para 6 de outubro de 2024 a data do 1º turno. Caso seja necessário, o 2º turno será em 27 de outubro. 

Confira quem são os possíveis candidatos a prefeito de Belo Horizonte em 2024

Fuad Noman (PSD)

Fuad Noman, 74 anos, é o atual prefeito de Belo Horizonte. Ele foi eleito vice em 2020 na chapa com (PSD). Noman assu Alexandre Kalil assumiu o governo local em março de 2022, depois que Kalil renunciou ao cargo para se lançar candidato ao governo do estado. Noman nasceu na capital mineira, e se formou em Ciências Econômicas e foi servidor do Banco Central e do Tesouro Nacional. Ao longo de sua carreira, assumiu cargos no Executivo. Durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, foi nomeado secretário-executivo da Casa Civil em 1999. Depois disso, foi secretário de estado em Minas Gerais em vários governos. Em 2003, foi secretário da Fazenda na gestão de Aécio Neves; em 2007, comandou a pasta de Transporte e Obras Públicas e em 2011, presidente da Gasmig (Companhia de Gás de Minas Gerais), quando Antônio Anastasia foi governador. Noman ainda não se colocou como pré-candidato, mas deve se lançar à reeleição. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, já declarou apoio à eleição de Noman.

Leia Também:

Carlos Viana (Podemos)

Carlos Viana, 60 anos, foi eleito senador por Minas Gerais em 2018, com o apoio do então prefeito Alexandre Kalil, na primeira eleição que disputou. Natural do município de Braunas, é jornalista e foi âncora em programas de TV e rádio em várias emissoras por 23 anos antes de ingressar na carreira política. Em 2022, concorreu ao governo de Minas Gerais pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas terminou em 3º lugar na disputa, com 7,23% dos votos. Apesar de ainda não ter confirmado a pré-candidatura à prefeitura de BH, desponta como um dos possíveis candidatos mais bem colocados nas pesquisas.

Bruno Engler (PL)

Com apenas 26 anos, Bruno Engler está no segundo mandato como deputado estadual por Minas Gerais, quando foi o mais votado do estado, com 637.412 votos. O estudante de Direito nasceu em Curitiba (PR), mas fez carreira política em Belo Horizonte, onde foi um dos líderes do Movimento Direita Minas, de orientação conservadora. Em 2020, dois anos após chegar à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, concorreu à prefeitura de BH com apoio de Jair Bolsonaro, mas perdeu a disputa para Alexandre Kalil, que foi reeleito. Na época, Engler ficou em 2º lugar, com 9,95% dos votos válidos. Bolsonaro já declarou que vai apoiar Engler em um novo pleito.

 

Duda Salabert (PDT)

Duda Salabert, 42 anos, é deputada federal por Minas Gerais. Em 2022, ao lado de Érika Hilton (PSol-SP), foram as duas primeiras mulheres trans eleitas ao Parlamento. No pleito, recebeu a terceira maior votação do estado (208.332 votos), atrás apenas de Nikolas Ferreira (PL) e André Janones (Avante). Em 2020, Duda Salabert foi eleita vereadora por Belo Horizonte, sua cidade natal, e terminou a disputa como a mais votada. Formada em Gestão Pública, ela foi professora de literatura e teoria literária antes de se candidatar a cargos públicos. É uma das coordenadoras da ONG Transvest, de combate à transfobia. Salabert já afirmou que será pré-candidata à prefeitura da capital mineira.

Mauro Tramonte (Republicanos)

O deputado estadual Mauro Tramonte, 59 anos, se elegeu para o cargo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2018 e agora cumpre o segundo mandato consecutivo. Em 1998, foi diretor da Guarda Municipal de Poços de Caldas, município onde nasceu e fez carreira profissional. Apesar de graduado em Direito, atuou como jornalista. Quando se mudou para Belo Horizonte, trabalhou na mídia impressa, e, desde 2008, apresenta um programa em um canal de TV aberta, ligado ao seu partido, Republicanos. Tramonte não confirmou se será candidato, mas não descarta concorrer à prefeitura em 2024.

Eduardo Costa (Cidadania)

Eduardo Costa, 67 anos, nasceu em Inácia de Carvalho. Formado em jornalismo, atuou como radialista e apresentador em emissoras mineiras por 36 anos. Nas eleições de 2022, Costa chegou a cogitar integrar a chapa de Romeu Zema (Novo) para o governo de Minas Gerais como vice, mas desistiu diante do impasse na federação entre PSDB e Cidadania. Essa seria sua estreia na política, que só deve se confirmar em 2024, com o lançamento da candidatura à prefeitura de BH.

Rogério Correia (PT)

Rogério Correia, 62 anos, foi eleito pela primeira vez à Câmara dos Deputados em 2018, e, em 2022, se reelegeu. Neste ano, ele integrou a CPI do 8 de janeiro. Sua formação política é oriunda do movimento sindical, no qual militou desde os 19 anos e foi um dos fundadores do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação. Trabalhou como professor de matemática e física na rede estadual de ensino. Na política, foi vereador na capital mineira de 1988 a 1998 e, no ano seguinte, foi eleito deputado estadual, cargo que ocupou por quatro mandatos. O PT já confirmou que Correia é o pré-candidato do partido à prefeitura de Belo Horizonte. Contudo, o político afirmou que gostaria de compor chapa única com outros possíveis concorrentes de partidos aliados.

Paulo Brant (PSB)

Paulo Brant, 68 anos, foi vice-governador de Minas Gerais na primeira gestão de Romeu Zema (Novo). No pleito seguinte, também se lançou como vice, dessa vez pelo PSDB, na chapa com Marcus Pestana, e não se elegeu. Agora, ele desponta como possível candidato à prefeitura da capital mineira. Natural de Diamantina, Brandt se formou em Engenharia Civil, mas fez carreira como economista. Foi presidente da empresa Celulose Nipo-Brasileira (Cenibra) e diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Em 2008 assumiu cargo de secretário de Cultura do estado, durante o governo de Aécio neves.

Bella Gonçalves (PSol)

Isabella Gonçalves, 35 anos, é deputada estadual na ALMG, cargo para o qual foi eleita em 2022. Antes disso, foi vereadora na capital mineira: primeiro em 2018, quando era suplemente de Áurea Carolina, que deixou o cargo ao ser eleita para a Câmara dos Deputados; e depois em 2020, foi eleita parlamentar. Gonçalves nasceu em Belo Horizonte, onde se formou em Ciência Política e milita em movimentos sociais ligados à ocupação urbana, agroecologia e contra a mineração predatória.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )