A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio dos Agentes de Combate a Endemias (ACE), dará continuidade ao trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti na próxima semana, dos dias 1º a 5 de julho. As rotas de visitas e vistorias a residências e lotes em vários bairros do município já acontecem semanalmente, conforme cronograma definido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS) da Secretaria de Saúde (SS).
A PJF solicita o apoio dos moradores na abertura de suas residências para que os profissionais possam realizar o tratamento focal. É essencial receber os agentes, especialmente agora, quando a circulação da dengue diminui, para evitar um aumento de casos durante o período propício para a reprodução do mosquito.
Os moradores devem ficar atentos às orientações dos agentes e recebê-los, visto que a maioria dos focos está dentro das casas. Todos os servidores estarão identificados e uniformizados. Durante a visita, sempre acompanhados pelo responsável do imóvel, os ACEs irão orientar e avaliar as situações de risco, remanejando e/ou eliminando recipientes que possam acumular água. Recipientes que não puderem ser eliminados serão tratados corretamente com larvicida. As visitas abrangem tanto a parte externa quanto a interna das residências.
Para ajudar nos trabalhos, a PJF recomenda algumas dicas: sempre verifique os ralos e cisternas, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim. Retire os pratinhos das plantas, tampe os tambores com água de chuva, verifique banheiros em desuso e caixas d’água, inspecione o quintal e descarte o lixo corretamente. Mantenha a piscina tratada, mesmo se estiver em desuso.
Rota dos agentes na próxima semana (01/07 a 05/07):
Nordeste:
- Granjas Bethânia
Oeste:
- Cidade Universitária
- São Pedro
Centro:
- Centro
- Bom Pastor
- Jardim Glória
Norte:
- Miguel Marinho
- Jóquei Clube III
- Esplanada
Ferramenta de denúncias:
Além de participar ativamente na prevenção contra as arboviroses, a população pode ajudar com denúncias anônimas sobre focos do Aedes aegypti em Juiz de Fora e região. O sistema tem como finalidade mapear informações das doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
O "JF Contra o Aedes" pode ser acessado em qualquer navegador e roda em todas as plataformas: smartphones, tablets, notebooks e computadores. É um sistema no qual as pessoas podem realizar denúncias de locais de criadouros do mosquito.
A população também pode auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos através do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail [email protected]. Denúncias também podem ser feitas em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.
Comentários: